A estreia da seleção brasileira masculina de vôlei na Liga das Nações (VNL), nesta quarta-feira, tem um significado especial para o oposto Alan. Será diante da Áustrália, às 21h, no ginásio Nilson Nelson, em Brasília, que ele pode dar início a sua titularidade permanente na seleção, usando o time nacional para se recuperar de grave lesão no pé. A partida terá transmissão ao vivo do Sportv2. 

No dia 4 de dezembro, o ex-jogador do Sada Cruzeiro passou por cirurgia após rescindir contrato com o Kuzbass Kemerovo, da Rússia, no que foi sua primeira passagem por um clube de fora do país. A experiência durou poucos meses e teve saldo negativo pelo imprevisto. Na próxima temporada, ele retorna ao vôlei brasileiro para defender o Apan Eleva Blumenau (SC). 

A lesão frustrou a chance de medir seu desempenho em uma outra liga de alto nível, com a VNL sendo a chance para recuperar ritmo de jogo e a forma física ideal. 

"Finalizei meu tratamento na seleção e estava receoso nos primeiros treinos. Com as semanas, fui ficando mais confiante, recebendo feedback positivo da fisioterapia e comissão técnica. Esta VNL vai ser importante pra ajudar meu corpo e minha cabeça e deixar de vez essa lesão pra trás", projeta o jogador.

Alan é um dos favoritos para assumir a vaga de Wallace, atual titular do Sada Cruzeiro, que se aposentou da seleção. "Preciso fazer meu papel da melhor forma para garantir esta vaga que está em aberto. Vai ser diferente por estar voltando de lesão, o futuro acaba sendo uma incógnita", admite. 

Alan 'quebrou o gelo' na última semana quando o Brasil fez dois amistosos contra o Japão, em Brasília, saindo de quadra com uma derrota por 3 a 0 e uma vitória no tie-break. Foi ali que Alan tentou esquecer do mês e meio sem colocar o pé no chão, além dos quatro meses de treinos intensos para estar preparado para o atual momento. "Fui bem nos jogos e fiquei extremamente feliz. O trabalho feito muito a pena", conta.

Depois da Austrália, o Brasil enfrenta Eslovênia, EUA e China, fechando no domingo a primeira semana de jogos. Depois de três semanas de partidas, os sete melhores se classificam para se juntar á Itália, sede da fase final.