Durante o primeiro semestre de 2021, começará a ser oferecido nos automóveis fabricados pelas marcas Fiat, no Polo Automotivo de Betim, em Minas Gerais e Jeep, produzidos na planta industrial de Goiana, região metropolitana de Recife, em Pernambuco, e nos importados RAM, o sinal de Wi-Fi, nativo, a bordo, através da solução de eSIM 4G (chip virtual) e plataforma de Internet das Coisas (IoT).
Isso será possível graças à parceria anunciada, na tarde desta quarta-feira (28), que une a Fiat Chrysler e a operadora italiana TIM. Muito além da normal utilização dos smartphones, o acordo permitirá uma série de novos serviços e conveniências tendo o carro como uma plataforma móvel com tecnologia de conectividade embarcada.
Remoto
Entender as potencialidades, que são muitas, fará toda a diferença para poder usufruir do serviço de conexão a bordo, por exemplo, será possível, dar a partida, remotamente, no veículo e acionar o ar-condicionado ou o aquecedor para garantir a temperatura interna ideal antes mesmo da entrada no carro.
Também permitirá a identificação remota de eventuais falhas no veículo com a possibilidade de diagnósticos mais ágeis e precisos. Tudo isso graças aos sensores conectados, que enviam dados continuamente para a FCA.
Tecnologia
Diferente do que se tem a disposição hoje no mercado em relação à oferta da conexão Wi-Fi, nativa, no automóvel, que é possível através de antenas instaladas em partes estratégicas do habitáculo, nesta parceria FCA e TIM, os usuários terão acesso aos serviços por um chip virtual da operadora que disponibilizará o sinal através de uma nova central multimídia que será instalada nos modelos das três marcas pertencentes à FCA.
Durante o anuncio da parceria não foi revelado os primeiros produtos que contarão com a novidade e nem o número de dispositivos que poderão receber o sinal.
A cobrança se dará como normalmente funcionam as operadoras de telefonia móvel, preços maiores para pacotes com maior capacidade e de acordo com os planos de fidelização dos clientes que se interessarem pelo serviço.
A parceria
Breno Kamei, diretor de Portfólio, Pesquisa e Inteligência Competitiva da FCA para a América Latina, declara que “a escolha pela TIM foi motivada pela ampla cobertura 4G e a evolução da plataforma IoT, com o incremento de novas soluções para melhorar, de forma contínua, a experiência do cliente.
O carro conectado será o ponto de partida para novas soluções que viabilizarão relevantes transformações na jornada do consumidor, simplificando tarefas cotidianas”.
Pelo outro lado da parceria, a TIM Brasil, o Chief Revenue Officer da operadora de origem italiana, ressalta que o que une as empresas é a oportunidade de promover experiências completas aos consumidores.
“Somente a empresa líder em cobertura 4G no Brasil e com a maior rede de Internet das Coisas pode garantir a continuidade, disponibilidade e qualidade do serviço oferecido aos clientes”.
Vantagens
Os usuários poderão contar com uma variedade de serviços, desde conteúdos de entretenimento e segurança, até aplicativos que interagem com o veículo, é o que explica André Souza Ferreira, CIO da FCA para a América Latina, ao afirmar que os veículos não serão apenas o meio para ir do ponto A ao ponto B.
“O carro conectado criará uma experiência digitalizada e personalizada do usuário, que terá acesso a serviços e tecnologias integradas, fáceis de usar e seguras, mudando a forma como o carro é utilizado e como os ocupantes se relacionam com tudo o que está ao redor”.
Para encerrar, esta é a apenas a ponta de um iceberg, como disseram os executivos da FCA e TIM Brasil, durante o anúncio da parceria. A bem da verdade se descortina aos nossos olhos um mundo inteiramente novo de possibilidades, onde a conexão será a palavra de ordem, nada será como antes, bem vindo ao universo digital sobre rodas.
* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas? Siga o Super Motor @supermotoroficial no Instagram, e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM.