A preservação da história não é uma reconhecida qualidade do brasileiro, em se tratando da cultura do automóvel, então, é um assunto que pouco espaço recebe quando é levado às luzes da ribalta. Basta a constatação que não é necessário mais do que os dedos de uma das mãos para contabilizar o número de museus com esta finalidade. Por isto, quando acontece uma iniciativa no sentido de expor estas relíquias, tanto de nossa indústria como o que de melhor fabricado em todos os tempos, é motivo mais do que justificado para “pegar carona” no evento e divulgar, para que um maior número de pessoas possa entender a importância de manter viva nossa memória. Dentro deste contexto aconteceu, no último final de semana, em Araxá (MG), o Brazil Classics Kia Show, evento realizado pelo Veteran Car - MG, que contou com o patrocínio Master da Kia e apoio da CBMM.

Celebridades sobre rodas

O encontro de carros antigos se traduz em uma verdadeira viagem no tempo, onde é possível conviver com o passado, entender a trajetória da evolução da indústria automotiva, além da oportunidade de mostrar aos mais jovens um pouco de tudo que os mais experientes vivenciaram. Dezenas de automóveis puderam ser apreciados pelo público que compareceu nos três dias de duração da mostra. O local escolhido para acontecer este que é o mais importante evento do setor e que por isto é realizado apenas nos anos pares, é uma nota à parte. Imponente o Tauá Grande Hotel de Araxá está localizado no Barreiro e se destaca pela oferta de suas águas de grandes efeitos terapêuticos, através das fontes radioativas e sulfurosas. A construção é datada de 1945 e foi projetada pelo arquiteto Luiz Signorelli, que se inspirou em obras italianas. O complexo reúne o que há de mais refinado para a época, como vidros bisotados, mármore de carrara, lustres de cristal e grandes salões de baile. O paisagismo ficou a cargo de Burle Marx. Ao lado do hotel, ligado por uma galeria suspensa de cerca de cem metros, estão as Termas de Araxá e do lado de fora, cercando os espaços para estacionamento, onde os automóveis ficaram em exposição, uma imensa área verde que se constituiu em um enorme parque aberto ao público.

Carros, o centro das atenções

Exemplares raros e muito bem conservados de automóveis como Aston Martin, Mercedes-Benz, Ferraris, Rolls Royce, Jaguar, Alfa-Romeo e até um Horch, uma das argolas que formaram a Audi. Fora muitos outros fabricantes estrangeiros se alinhavam ao lado de veículos brasileiros, como o Opala, SP 1 e 2, Dodge, Maverick, Ford Galaxie entre muitos outros que protagonizaram um fim de semana inesquecível para a população de Araxá e dos muitos hospedes que lotaram quase todos os apartamentos do hotel. Este encontro de amantes do automóvel, os antigosmobilistas, acontece há décadas, em um espaço de dois em dois anos, e é um show de alto gabarito, muito glamour e gente bonita. São famílias inteiras de várias partes do Brasil, dedicadas à mesma paixão, que se reúnem nesta oportunidade para trocar informações, estreitar ainda mais os laços de amizade e reforçar o amor e o culto ao que encanta o homem em geral e o brasileiro em particular, que é o automóvel. E para tornar ainda mais dinâmico o programa, a organização prepara uma série de atividades que contribuem para tornar ainda mais agradável os dias dedicados à exposição. Um leilão de antigos que atingiu cifras expressivas em negócios, desfile pelas ruas de Araxá e a premiação dos automóveis que mais se destacaram fazem parte da festa. Nossa reportagem esteve presente a todas estas ocasiões, participando da programação junto ao grupo que forma os colecionadores pode vivenciar momento especiais desta “paixão nacional”, que consegue agregar no mesmo ideal tantas pessoas, que contribuem para preservação da memória do automóvel no país e no mundo. (RC)

Premiação

PRÊMIO OG POZZOLI – Premiação que leva o nome de uma das maiores referências do antigomobilismo nacional, o Prêmio Og Pozzoli é concedido a carros não restaurados, conhecidos como testemunhas de época.

Vencedor - Hispano-Suiza Carroceria Fio Barcelona de 1927

Colecionador – Rúbio Fernal

- TROFÉU FEDERAÇÃO BRASILEIRA DE VEÍCULOS ANTIGOS – É oferecido pela própria Federação que escolhe carros que foram de uma mesma família ou que tenham alguma história interessante. 

Vencedor – Horch Limousine 951A-1939 (Vídeo anexo)

Colecionador – Rúbio Fernal

- TROFÉU LALIQUE – A estatueta, uma referência ao cristal símbolo dos radiadores da Lalique, é dada ao colecionador de destaque da edição. Trata-se de um troféu que fica com o vencedor de forma transitória. No próximo ano, o mesmo é entregue a outro colecionador, mas mantém em sua base os nomes de todos os premiados.

Vencedor – Museu particular do colecionador Rúbio Fernal

- TROFÉU ROBERTO LEE - Referência a um dos precursores das grandes coleções de carros antigos no Brasil, o troféu é entregue ao dono do melhor automóvel do evento (original, perfeitamente conservado ou restaurado dentro dos padrões originais). Este troféu também é transitório.

Vencedor – Rolls Royce Pahantom III V12