Com 41 anos de experiência no setor automotivo, Antônio João, diretor da concessionária Volkswagen Mila, contou ao Super Motor um pouco sobre a história da VW Mila, a mais tradicional e antiga revenda da marca alemã em Belo Horizonte, e também sobre sua trajetória de sucesso no segmento e as expectativas da empresa sobre a atual fase da Volkswagen.
Fale-nos um pouco sobre sua carreira no setor.
Passei a fazer parte do setor automobilístico em 1978, quando entrei para a Volks do Brasil, no escritório regional de BH. Por lá, permaneci até fevereiro de 1984 como representante regional.
Naquele mesmo ano, montei a concessionária Volkswagen de Lavras, no Sul de Minas, onde passei a morar. Em 1989, entrei como sócio na revenda de São João del Rei, onde fiquei até 1992, quando retornei para BH como diretor da VW Catalão, que inaugurava sua nova sede.
Fui sócio com a mesma Catalão, na marca Seat, que acabara de chegar ao Brasil. Em março de 1999, assumi a diretoria da VW Mila, a mais tradicional concessionária de BH, fundada em 1948 e que, em 2002, foi vendida para o Grupo Líder, com a nova razão social de Recreio BH Veículos S/A, onde permanecemos com o nome fantasia de Mila até os dias de hoje.
Em fevereiro de 2012, inauguramos a mais moderna concessionária da Volkswagen em Minas, a Mila Pampulha.
O processo de compra de carros zero km vem mudando de uns tempos para cá com a era digital. Como a VW Mila está acompanhando esta evolução?
Estamos sempre atentos e acompanhando as grandes mudanças que ocorrem em nosso segmento, sempre conectados com nosso fabricante e nossos clientes dentro do que existe de mais moderno e atual, inclusive com a implantação de uma ilha digital, dentro da concessionária, com o que existe de mais moderno, prático e seguro para demonstração de nossos produtos aos nossos clientes.
A Volkswagen está renovando sua linha de produtos, com o Polo, o Virtus e o T-Cross, e vem mais produtos por aí. Já é possível sentir o impacto nas vendas?
Hoje, contamos com a mais moderna e atualizada linha de produtos em nossa marca, com os novos lançamentos e grandes investimentos que a Volkswagen vem fazendo no Brasil o que está contribuindo de maneira muito eficaz para o crescimento de nossas vendas e de nossa participação de mercado.
O que fazer para fidelizar o cliente?
Para fidelizar o cliente, mais importante do que preço é a qualidade do atendimento em vendas e, sobretudo, no pós-vendas, com equipes bem treinadas e focadas na satisfação total dos que nos prestigiam.
Em termos de estrutura de atendimento, como está a Volkswagen Mila, em seus dois endereços?
Hoje, temos uma estrutura completa para dar toda atenção aos nossos clientes, desde o contato inicial até o término da operação.
Quais sua expectativa sobre o mercado automotivo para o segundo semestre?
Historicamente, o segundo semestre tem um melhor volume de vendas e estamos nos programando dentro desta realidade.
Como empresário atuante do setor, você enxerga um aquecimento na economia do país com o novo governo e acredita em uma retomada nos negócios até o fim deste ano?
Acredito muito numa retomada do crescimento de nosso país. Nunca havíamos passado por uma recessão tão grande e tão longa, mas com o novo governo, a atual equipe econômica tem dado uma grande demonstração de coerência e competência na condução desta retomada ao crescimento.