De “casa nova”, agora no São Paulo Expo, a Fenatran – Salão Internacional do Transporte Rodoviário de Cargas –, maior feira do setor no Brasil, desembarcou em São Paulo na última segunda-feira, mas a imprensa especializada teve acesso aos estandes e aos executivos das montadoras um dia antes.
Com os pés lá dentro, o Super Motor destaca o que aconteceu de mais importante nesta 22ª edição da exposição. O evento é consolidado como o principal voltado ao segmento de transporte rodoviário de cargas na América Latina e é uma vitrine completa de soluções integradas.
Nos estandes, são encontrados caminhões elétricos, a gás natural e hidrogênio, com recursos eletrônicos e de condução semiautônoma. Muitos fóruns debateram e anteciparam a visão dos veículos comerciais e da mobilidade nos próximos anos.
Importância
Além de estar representada com 100% das marcas fabricantes de caminhões, a feira reuniu implementos rodoviários, serviços, sistemas de segurança, ferramentas, tecnologia e autopeças para uma intensiva agenda de negócios com os principais compradores do setor. O futuro do transporte sustentável, com o avanço de fontes de energia limpas e das tecnologias de conforto e de segurança, é destaque da edição deste ano.
Iveco apresenta ao público novidades da linha Daily
"Em time que está ganhando não se mexe – mas aprimora-se”. Foi assim que Ricardo Barion, diretor comercial da Iveco, anunciou os principais lançamentos da marca no espaço da montadora italiana.
Como destaque, a marca traz a nova família Daily com foco em design, conforto, tecnologia e desempenho. Sem adaptações, o modelo apresentado é o mesmo que foi lançado recentemente no mercado.
A nova linha Daily chega com configurações versáteis para qualquer motorista com categoria B, sem necessidade de habilitação especializada.
Conectividade
Como a comunicação instantânea é palavra de ordem, nada melhor que uma novidade que busca a aproximação e a interação com o cliente.
Na Fenatran 2019, a Iveco lançou o Connect, uma ferramenta para gestão de frotas, assistência 24 horas e telemetria e demais serviços. “No auge da crise, mantivemos nossa crença no mercado brasileiro. A retomada do crescimento no setor mostra que estávamos corretos, e tenho certeza de que o Brasil continuará sendo um dos mercados mais importantes do mundo para a Iveco”, afirmou Marco Borba, vice-presidente da Iveco para a América do Sul.
Trajetória da Daily
Lançada na Europa há mais de 40 anos, o comercial leve Daily chegou ao Brasil em 2000, inaugurando o Complexo Industrial da Iveco em Sete Lagoas, na região Central de Minas Gerais.
A Daily já teve versões formadas por furgões, vans e chassi com cabine simples ou dupla, que combinam aplicações diversas e fazem com que o Daily seja um dos principais players em seu segmento.
A Fenatran 2019 foi o palco perfeito para a Iveco apresentar um produto renovado. Em abril deste ano a Daily foi lançada na Europa e estará disponível no Brasil no fim do primeiro quadrimestre de 2020.
Novos tempos
Com uma dirigibilidade próxima à de um automóvel, a Daily tem sistema multimídia atualizado com tela de sete polegadas, que amplia a integração, e funções ativadas pelo reconhecimento de voz, tela touchscreen, Android Auto e Apple CarPlay e para o novo ar-condicionado digital.
As mudanças na Daily vão muito além do visual: a dianteira reduz o arrasto aerodinâmico, e, em seu interior, a Iveco aumentou a quantidade eletrônica embarcada. Agora, tem controles de tração e estabilidade e uma versão com freios ABS, além da função de economia de combustível (Eco Switch).
As versões van e furgão receberam sensores traseiros de estacionamento. Nos planos, uma versão para passageiros para levar até 20 pessoas.
Para reduzir o custo de manutenção, o para-choque dianteiro agora é dividido em três partes e conta com proteção extra em caso de pequenas colisões. Em Minas Gerais, a Devo Iveco, com matriz em Betim, é a concessionária autorizada da marca, que comercializa e oferece toda a assistência de pós-venda.
Marcas trouxeram mudanças no design e na tecnologia
Este ano promete fechar com um bom resultado nas vendas. Pelo menos foi essa a tônica da maioria dos expositores presentes em mais uma edição de Fenatran.
O mercado reaquecido enseja novas necessidades aos consumidores, e as montadoras investem cada vez mais em novos e competitivos modelos. Destaque sempre para segurança, robustez, design e, claro, conectividade.
Os novos modelos de caminhões e comerciais estarão mais inteligentes seguindo a linha da nova era da mobilidade, assim como exigem estes novos tempos.
DAF
A DAF destacou a oficina móvel para socorro em manutenção preventiva e corretiva. O veículo especializado garante mais segurança contra imprevistos. Além disso, mostrou a versão especial do XF 105 e novos modelos off-road.
Sem cabine e autônomos
A Scania apresenta o modelo AXL, autônomo e sem cabine. Atuando por meio de acompanhamento remoto, o modelo chega para atender o setor de mineração, mostrando grande potencial de eficiência e produtividade.
A montadora mostrou caminhões urbanos e off-roads movidos a gás. O NXT é um protótipo que pode ser alterado conforme a necessidade urbana e o horário de atuação.
Veja as principais novidades dos grandes fabricantes do setor
Volvo
A sueca lançou a edição especial FH 40 anos, com todos os itens de conforto, conectividade e segurança. A montadora exibiu ainda um exemplar único, nomeado de Iron Knight. O caminhão é o mais rápido do mundo e percorreu a distância de 0 a 1.000 m em apenas 21,142 segundos, com uma velocidade média de 170 km/h.
Mercedes-Benz
Depois de muito suspense e estande velado, a marca apresentou a nova linha Sprinter, com direção elétrica e comandos multimídia com itens para interatividade. Mas a grande revelação da montadora ficou mesmo por conta do Novo Actros, o primeiro caminhão da América Latina a substituir retrovisores convencionais por versões digitais.
Volkswagen
“Menos você não quer, mais você não precisa”. Foi assim que o Roberto Cortez, CEO da VW Caminhões, iniciou a apresentação da montadora, que repaginou a linha Delivery. Os modelos têm transmissão automática V-Tronic para redução de combustível. Além disso, trouxe o E-Delivery, caminhão 100% elétrico e que chega ao Brasil em 2020.
Peugeot Citroën
As marcas do Grupo PSA dividiram o estande, mas se posicionaram de forma independente na Fenatran. Os lançamentos Jumpy Minibus e Jumper são as apostas da Citroën para o próximo ciclo 2020-2021. Já Peugeot traz as novidades Exper Minibus e Boxer Minibus, como expansão da gama de VUL.