O Ford Ka tem mantido a média de 8.000 emplacamentos em 2019. Mas a montadora norte-americana acredita que seu modelo compacto tenha potencial pra mais. Para ganhar volume, a fabricante resolveu criar uma versão 1.0 com a roupagem Freestyle.
A matemática é simples: a motorização 1.0 responde por 75% dos emplacamentos enquanto a versão aventureira reponde por 40% das vendas com motor 1.5. Se fosse uma combinação perfeita, as vendas do Ka cresceriam nada menos que 30%.
Embora a possibilidade de agregar vendas à gama seja previsível, o número não deve ser tão dilatado, principalmente por conta do preço do modelo, que sai das lojas por R$ 56.690. É um valor salgado para um 1.0, mas a Ford encheu o Ka Freestyle de bons argumentos.
Reforços estruturais
A versão chega com o mesmíssimo conteúdo da versão com motor 1.5, que é bastante tecnológica e refinada. Além das mudanças no visual, o Ka Freestyle recebeu diversos reforços para encarar a proposta de crossover.
A Ford tratou também de enrijecer a estrutura, com reforços no monobloco, e introduziu diversas mudanças na suspensão, com aumento da bitola em 3 cm, adoção de uma barra estabilizadora de maior calibre, amortecedores e molas 30% mais resistentes na traseira e amortecedor com limitador hidráulico na frente. Passou a usar, também, rodas e pneus de perfil maior, 185/60 R15.
Acabamento melhora
Na Freestyle, o Ka perde completamente o ar de carro de entrada e passa a receber um tratamento mais bem cuidado, com painéis internos em preto e marrom e bancos com padrão mais esportivo. A central multimídia, de série, monitorada por uma tela touch, que se projeta no console central.
O sistema é da terceira geração do Sync 3, mas não traz GPS integrado. Em contrapartida, tem comandos de voz, além de Android Auto e CarPlay. Algumas das perdas em relação ao Freestyle 1.5 são a falta dos airbags laterais e de cortina e da câmera de ré.
Ficaram o sensor traseiro, o controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, direção elétrica progressiva com sistema que reduz a transferência de torque para o volante e controla desvios provocados por ventos laterais ou desníveis no piso.
Custo-benefício sacrificado
A Ford recheou o seu compacto de entrada, mas deixou de fora itens importantes, como airbags laterais e de cortina e câmera de ré.
O Ka Freestyle 1.0 não tem nenhum concorrente direto, com visual aventureiro e motor 1.0, mas o preço de R$ 56.690 o deixa alinhado com modelos de motorização maior, o que é desvantajoso para ele.
Em compensação, os adereços do Freestyle emprestam um ar bem estiloso ao Ka, mas linhas redondas do compacto atenuam qualquer traço de agressividade.
Rivais (indiretos) do Ka Freestyle:
* Fiat Argo Trekking (manual)
R$ 59.990 - Motor 1.3 de 109 cv
* Hyundai HB20 Comfort Plus
R$ 55.590 - Motor 1.6 de 128 cv
* Chevrolet Onix 1.4 Advantage
R$ 55.390 - Câmbio automático de seis marchas
Motor e consumo honestos
A moldura em plástico preto que contorna toda a carroceria dá um toque bem robusto ao carrinho. O motor 1.0 de 80/85 cv não sofre para empurrar o Ka Freestyle.
A suspensão mais rígida tira um pouco do conforto, porém não a ponto de incomodar os ocupantes. Os bancos são ergonômicos e o habitáculo é bem silencioso.
O Inmetro ainda não publicou os índices oficiais para a versão, esta motorização na versão SE obteve notas A na categoria e B no geral. O consumo é de 9,2/13,4 km/L na cidade e 10,7/15,5 km/L na estrada, com etanol/gasolina. A média ponderada é de 13,9 km/L.
Ficha técnica - Ford Ka 1.0 FreeStyle
- Motor: 1.0 flex, dianteiro, transversal, três cilindros em linha, duplo comando variável na admissão e no escape no cabeçote e quatro válvulas por cilindro.
- Transmissão: Câmbio manual de cinco marchas.
- Potência: 80/85cv com gasolina/etanol a 6.500 rpm.
- Torque: 10,2 kgfm a 3.500 rpm com gasolina e 10,7 kgfm com etanol a 4.500 mil rpm.
- Suspensão: Dianteira independente do tipo McPherson, com molas helicoidais, amortecedores hidráulicos e barra estabilizadora. Traseira semi-independente por eixo de torção, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos. Controle de estabilidade de série.
- Pneus: 185/60 R15.
- Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. ABS com EBD com assistência de frenagem e de partida em rampa.
- Carroceria: Hatch em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 3,89 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,57 m de altura e 2,49 m de entre-eixos. Oferece airbags frontais, laterais e de cortina de série.
- Peso: 1.066 kg.
- Porta-malas: 257 L.
- Tanque de combustível: 51,6 L.
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