Em um passado muito distante, o brasileiro conviveu com um presidente, “colorido”, que, de vez em quando, ocupava espaço na mídia exibindo suas habilidades ao volante de uma cobiçada Ferrari F-40, pilotando uma moto aquática pelo Lago Paranoá, ou voando a bordo de um caça F-5 da Força Aérea Brasileira. Lembranças que ficaram no passado, assim como a história deste chefe do Executivo nacional, que teve seu mandato interrompido.
Longe de qualquer comparação, recentemente, o atual presidente da República, Jair Bolsonaro, também atraiu para si as atenções ao quebrar o protocolo e, como um cidadão comum, ir até uma concessionária da Honda Motos, em Brasília (DF), buscar um modelo NC 750X 2020, que comprou com o intuito de passear aos fins de semana, no entorno do Palácio Alvorada, residência oficial da Presidência.
Bolsonaro já teve uma XL 350
Esta não será a primeira experiência sobre duas rodas do presidente, ele mesmo revelou a imprensa, que fazia a cobertura na saída da revenda, que no Rio de Janeiro, cidade onde mantém residência permanente, já teve outra moto da marca japonesa, porém de menor cilindrada, a já descontinuada Honda XL 350.
O novo modelo adquirido por Jair Bolsonaro custa R$ 33.980 e está em sua terceira geração. A NC 750 X nasceu no Brasil em 2012 com motor menos potente, mas com a mesma proposta que sugere o uso misto, ou seja, para andar no dia a dia na cidade e também aproveitar os fins de semana em pequenas viagens e também com disposição para encarar estradas de terra.
O visual da NC 750X é de uma moto aventureira e a posição de pilotar é um dos destaques. Desde 2015,o modelo passou a usar motor bicilíndrico de 750 cc, com 54,5 cv de potência, praticamente o mesmo, cortado pela metade, que por muito tempo foi utilizado no Honda Fit 1.5 L.
Modelo se destaca pelo consumo
A linha 2020 da NC 750 X chegou ao mercado com três novas opções de cores: azul perolizado (da escolhida por Bolsonaro), vermelho perolizado e verde fosco. O modelo segue a tradição de um moto que prima pela praticidade e pela economia de combustível, podendo fazer médias de consumo de até 30 km/L de gasolina.
A parte da segurança é garantida pelo sistema de freio a disco com ABS em ambas as rodas e as suspensões como coadjuvantes: à frente um garfo telescópico com 153,5 mm de curso, atrás com monoamortecedor Pro-Link com curso de 150 mm, e que possibilita ajuste na pré-carga da mola. Vale destacar ainda o para-brisa, compacto, contudo suficiente para garantir conforto em velocidades mais altas e sem prejuízo no uso urbano.
* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas e interagir com a gente? Então, siga o Super Motor pelo Instagram @supermotoroficial e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 18h30. O caderno circula todas as sextas-feiras nos jornais O Tempo e Super Notícia.