Seja pelo seu desenho retrô com faróis redondos, ou por sua pegada off-road, o Jeep Renegade segue surfando bonito no mercado brasileiro. Em novembro passado, atingiu a marca de 350 mil unidades produzidas no país e retomou a liderança de vendas entre os SUVs compactos, posto que ocupa desde 2016.
O mérito do sucesso do jipinho é quase todo das versões com motor flex do SUV, que representam 90% do mix de vendas do Renegade. Em busca de aumentar sua participação entre os modelos a diesel, a Jeep trouxe em outubro passado o Renegade Moab como a maior novidade da linha 2021 do utilitário-esportivo.
Baseado na versão Sport Flex, uma acima da básica, o Jeep Renegade Moab chegou às lojas com um forte apelo de compra, trata-se agora do SUV a diesel mais acessível do Brasil. O preço sugerido de R$ 146.590 a princípio assusta, porém sai R$ 21,8 mil mais em conta que a opção top de linha do Renegade, a Trailhawk.
Detalhes no visual
Por fora, o Renegade Moab não traz nada de especial em relação às outras versões. As rodas com pintura escura e os grandes adesivos nas laterais e na traseira revelam o nome da configuração, que faz uma homenagem ao deserto de Moab, em Utah, nos EUA, que é referência mundial para os amantes dos percursos fora de estrada. Os ganchos de reboque dianteiros e traseiro pintados em preto completam o visual "diferente" da versão.
Na pista, o Renegade Moab não fica devendo em nada no desempenho. Afinal, herda o mesmo conjunto motor/câmbio das versões mais caras do SUV. Como todo carro a diesel, o alto torque em baixa rotação transmite toda aquela sensação gostosa ao motorista de pisar no acelerador e deslanchar com agilidade.
Acelera legal
O bom motor de quatro canecos, 2.0 turbodiesel, de 170 cv e 35,7 kgfm de torque máximo logo aos 1.750 rpm, tem toda sua força bem explorada pelo câmbio automático de nove marchas. O Renegade Moab não traz borboletas atrás do volante, mas nada que prejudique a boa dirigibilidade.
A direção elétrica e a suspensão independente garantem conforto ao volante. O sistema de tração 4x4 com seletor de cinco opções de terreno, 4x4 reduzida, bloqueio de diferencial, assistência de descida (que freia automaticamente o carro), além dos bons ângulos de ataque e de saída, permite o jipinho encarar trilhas off-road leves sem qualquer preocupação.
Única decepção
Por dentro do Renegade Moab, a única coisa que realmente decepciona é o acabamento dos bancos com tecido um tanto quanto áspero. Além do conjunto mecânico agradar, o pacote tecnológico também convence.
A versão traz itens como central multimídia com tela de sete polegadas compatível com Android Auto e CarPlay, ar-condicionado automático de duas zonas, duas portas USB, sensor de estacionamento traseiro com câmera de ré e faróis de neblina em LED, por exemplo.
Não tem milagre
Ficam de fora outros equipamentos presentes no Renegade Trailhawk como airbags extras, sensor de chuva e crepuscular, além do faróis full-LED e as paddle-shifts atrás do volante, o que explica o preço mais em conta.
Apesar do acabamento mais modesto e de ser menos equipado em relação às outras versões mais caras, o Renegade Moab cumpre bem sua função. É uma boa porta de entrada para quem sempre desejou ter um modelo a diesel. A relação custo-benefício acaba sendo atrativa, apesar do preço "salgado" quando comparado aos modelos flex.