Uma das grandes vantagens da profissão de jornalista se reside no fato de não precisarmos, necessariamente, de ter que cumprir uma rotina, como é comum a tantos outros ofícios. A diversidade faz parte de nossa vida profissional e novas experiências acontecem em todo momento, e principalmente, quando menos esperamos.
Foi isso o que vivenciei a partir de um telefonema do meu colega Rodrigo Tramontina, integrante da equipe de comunicação da Fiat Chrysler Automóveis (FCA). Isso aconteceu às vésperas do lançamento comercial da nova Fiat Strada, que foi completamente reformulada para a linha 2021, ganhou novas versões, cabine dupla, tecnologia e mais itens de conforto e segurança.
Até aí tudo bem achava que o contato seria apenas para combinarmos qual seria o primeiro modelo a ser avaliado por nossa reportagem, como é prática usual em nosso dia a dia. Era e não era. Explico.
Estava certo quanto ao test drive, mas a proposta iria muito além de conhecer as aptidões da picape nas mais variadas aplicações a que se propõe o modelo. Rodrigo Tramontina, asssessor da FCA, me surpreendeu em sugerir uma pauta diferenciada, que teria em sua essência, claro, a avaliação tradicional, mas também uma pitada de solidariedade.
O bem pelo bem
O convite aliou jornalismo automotivo e ajuda ao próximo. Para isso, o amigo assessor me apresentou ao projeto Marmitada, uma bela iniciativa que surgiu em virtude da pandemia do Covid-19 e que tem como protagonista o chef italiano Massimo Battaglini, comandante do restaurante Osteria Mattiazzi e do bufê Club do Chef.
O principal objetivo é a distribuição de alimentos, no caso marmitex, às comunidades carentes. Tramonta, como o chamamos carinhosamente, depois de tantos anos de convívio, me propôs conhecer algumas das qualidades da nova Strada, literalmente, colocando as “mãos a obra”.
Para tal, usaríamos a nova Strada como um dos veículos que fazem, semanalmente, a entrega dos alimentos do Marmitada nos mais variados pontos da cidade. Convite feito e prontamente aceito os pormenores combinados e só faltava chegar o dia marcado, o que aconteceu na última quinta-feira, 16 de julho.
Mãos a obra
Nesta altura da pauta, o craque Tramontina passa o bastão para sua colega de assessoria, a jornalista Elen Dias, competente profissional que há anos reforça o time da FCA.
A partir daí, foi com ela todo nosso contato para, finalmente, entrarmos em ação, nós e a nova Strada, na versão com cabine dupla, a Volcano, modelo mais completo da linha e cedido para a nobre e acalentadora missão.
Em muitas de nossas conversas para aliar os detalhes da “empreitada”, Elen nos contou um pouco sobre o Marmitada. O projeto teve iniciou no mês de abril, logo depois de instalada a pandemia do coronavírus e a FCA é uma das apoiadoras, cedendo, em comodato, alguns veículos que são utilizados para o transporte das marmitas, para serem distribuídas aos mais necessitados.
Na ultima quinta-feira, dia de nossa participação, a distribuição aconteceria, pela primeira vez, na Vila Cafezal, na região Centro-Sul de BH. Faltava, agora, conhecer tudo isso de perto. Marcamos de encontrarmos às 16h30 em uma rua do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, onde o chef Massimo montou uma cozinha para a confecção dos alimentos em um amplo galpão.
Voluntário
Para me acompanhar na jornada convidei um bom “velho” amigo, inspetor de seguro aposentado, Ildeu Cosme Dias, frequentador da Fraternidade Camilo Chaves, do bairro Jardim América (este de camisa cinza e touca na cabeça, na foto abaixo).
Ildeu participa, entre outras atividades, de um trabalho muito similar ao proposto pela Marmitada, com alguns diferenciais, mas que ao fim e ao cabo, tem a mesma intenção, fazer o bem através da doação, no caso, também do Camilo, de marmitex.
Esta tarefa é realizada aos sábados, na hora do almoço, mas como no momento as atividades estão suspensas, meu colega Ildeu não só topou assim que o chamei como foi um dos mais ativos participantes do trabalho. No horário marcado chegamos ao ponto de encontro e em seguida Ellen estacionou sem carro.
O chef Massimo estava a postos, fez uma breve apresentação do projeto e nos levou para conhecer a turma de voluntários que terminava de montar os marmitex com a comida que seria distribuída.
E vamos nós...
Tudo muito organizado, voluntários e funcionários devidamente paramentados com toca, luva, máscara, álcool gel nos quatro cantos da cozinha e demais protocolos de higienização e desinfecção em ordem.
Era a hora de começar a carregar os carros para iniciar o trabalho, não sem antes uma “boquinha”, para experimentar o tempero e a excelente qualidade do alimento produzido pela turma sob a batuta do experiente chef Massimo, diga-se, de passagem, uma simpatia de pessoa.
Breves recomendações sobre a dinâmica do trabalho, o roteiro, como seria nossa chegada ao cafezal, que seria visitado pela primeira vez e ai assim, estacionamos a nova Strada para ser carregada com os alimentos do bem.
A nova geração da picape não traz mais na caçamba o pneu sobressalente, o que fez aumentar o espaço, no caso da cabine dupla, são 844 L de capacidade. Acomodamos sem nenhuma dificuldade quase cem marmitex, divididas em duas grandes caixas de isopor.
Vale ressaltar a nova mola introduzida para abertura e fechamento da caçamba, de tão leve, ate assusta quem não está acostumado a manusear. Presente a cobertura plástica da caçamba e a capota marítima. Partimos rumo ao nosso destino. À noite estava apenas começando.
No trecho
A evolução pela qual passou a nova Strada mostra o amadurecimento do projeto, não é impunimente que a picape é líder de sua categoria por mais de duas décadas e que, mesmo nesta pandemia que vivemos, suas vendas estão quase o dobro maior do que as verificadas em janeiro deste ano.
Predicados não lhe faltam. É a única picape com cabine dupla e quatro portas com estas dimensões no mundo. Destaque para a ótima ergonomia, incomparável ao modelo anterior. Instrumentos a mãos, de fácil alcance e de fácil utilização e leitura.
O quadro de instrumentos traz uma tela central do computador de bordo, com opção de velocímetro digital. Volante multifuncional e direção elétrica, na versão avaliada, contribuem para uma melhor dirigibilidade.
Em nosso trajeto até o ponto do destino boa oportunidade para testar a nova central multimídia Uconnect de 7" com Apple CarPlay e Android Auto, que dispensa o uso de fio para conexão, o que é feito através do Bluettoth.
Uma boa sacada foi mesclar o digital com o analógico em doses certas. Mesmo com recursos atuais estão ali, presentes, os botões de controle para manuseio do sistema de som.
Uma observação. Na hora de manobrarmos a picape, ainda no galpão do Jardim Canadá, para carregá-la, a câmera de ré prestou um ótimo auxilio, uma vez que a traseira alta impede a total visibilidade de obstáculos.
Confiança
No caminho percorrido até o local combinado para o encontro, trechos com engarrafamento comum ao horário do rush, alguns buracos em vias mal pavimentadas que pouco foram notados graças a suspensão dianteira e traseira, inteiramente renovadas, que transmitem segurança em curvas, mesmo com a caçamba carregada, como em nosso caso.
Resposta imediata, também, do motor 1.3 Firefly, que gera, com etanol no tanque, até 109 cv de potência e torque de 14,2 kgfm. A união estável deste propulsor com o ótimo câmbio mecânico de cinco velocidades traduz em confiabilidade e prazer na condução.
Localizado no bairro da Serra, o acesso à comunidade do Cafezal nos obriga a subir fortes ladeiras e mesmo com a carga na caçamba estas subidas foram vencidas com facilidade. A nova Strada traz o controle de estabilidade, o assistente de partida em rampa e o controle de tração avançado (TC+).
Trata-se de uma evolução do sistema Locker da antiga geração e sua proposta é para o uso no fora-de-estrada, quando ajuda a tração em terrenos escorregadios, o que não o caso, nesta pauta da solidariedade.
A entrega
Assim que chegamos ao Cafezal, os carros carregados - neste dia o chef Massimo, a turma de voluntários e funcionários, produziram mil marmitex - e seguido a orientação dos líderes do trabalho, foram para pontos estratégicos da comunidade.
Em cada local, os muitos moradores já aguardavam a chegada dos alimentos. Assim que estacionamos a nova Strada, a fila foi se formando e nossos companheiros de jornada, Ildeu e a Ellen, começaram a fazer a distribuição, que aconteceu de forma tranquila e serena, levando ao irmão o que ele mais necessita, o alimento para o corpo, o aconchego e uma palavra amiga para a alma.
Foi uma "tarde noite" de muita alegria e solidariedade, contamos, também, com a prestigiosa colaboração do amigo e fotógrafo Leo Fontes, que registrou, com seu talento, estes momentos que perpetuaram em nossa memória por muito tempo.
Valeu a sugestão, Tramontina, tenha a certeza que fui dormir, na noite da última quinta-feira, mais rico, por ter conhecido o projeto e tantas pessoas que promovem o bem.