Uma coisa é certa, a pandemia fez antecipar um processo que já tinha se iniciado, mas caminhava a passos mais lentos e se viu obrigado acelerar em virtude do momento em que vivemos e que impediu ou diminui, sobremaneira, a presença física do consumidor nas lojas.
Falamos do processo digital para compra e venda de veículos, prática cada vez mais em uso nestes tempos. Importante ressaltar a importância da internet como uma ferramenta, quando bem usada, que impacta positivamente nos processos de compra e venda. O universo digital exige um posicionamento firme que transmita confiança às partes envolvidas no negócio.
Redes sociais
Uma tendência atual, conforme especialistas, é que a jornada de compra para o consumidor em potencial agora começa nos suportes online. Nas lojas especializadas em automóveis, por exemplo, o showroom virtual é um canal novo e fundamental para as transações porque permite um alcance mais eficiente até o cliente.
As redes sociais ficam mais robustas, com a integração de ferramentas digitais, e o fortalecimento das plataformas virtuais é transição imprescindível.
"Com a impossibilidade de abrir as lojas, foi preciso estabelecer um novo modelo de negócios. Cresceu a importância do digital, o relacionamento com os clientes pelas redes sociais", conta Flávio Maia, diretor comercial da AutoMAIA Veículos e diretor de marketing e planejamento da Associação dos Revendedores de Veículos no Estado de Minas Gerais (Assovemg).
Criatividade
Na empresa, o WhatsApp foi unificado para um mesmo canal corporativo, e dessa plataforma partem 40% dos contatos iniciais de clientes com a revenda. Pelo Instagram, no que lhe concerne, entre 70% e 80% das vendas se originam aí.
"A pandemia pediu novas maneiras de abordagem, e, nessa altura, os apelos visuais são fundamentais", salienta Flávio. O showroom virtual, nessa análise, é mais um fundamental cartão de visitas - diz tudo sobre a empresa.
"Quando a oferta de um carro chega ao consumidor, mais um aspecto significativo é fornecer fotos reais dos veículos disponibilizados no ambiente virtual, mostrando todas as características dos produtos, e um diferencial pode ser inserir opções de personalização", acrescenta Maia.
Acessos pela web
Mesmo com o "lockdown", a AutoMAIA mantém a marca de mais de 800 mil acessos de usuários únicos, pelo Instagram, nos últimos 30 dias. No intervalo entre 19 de fevereiro e 20 de março, foram observados picos de 500 acessos simultâneos no site em tempo real, no intervalo de uma hora, e mais de 1.000 acessos por dia no showroom digital.
No Google, a empresa também segue com o patamar de mais de 100 mil pesquisas pela marca. “É uma visibilidade inimaginável”, completa o empresário.