A Renault revelou a quinta geração do Clio na Europa. Construído sobre a nova plataforma CMF-B, o hatch ganhou mais tecnologia e visual mais moderno, além de espaço interno extra.
A expectativa é de que o novo Clio antecipe as linhas do futuro Sandero, que será vendido no Brasil, já que a plataforma será a mesma. Ainda não há informações sobre motores ou preços do novo Clio no Velho Continente.
Por dentro, uma tela central de 9,3 polegadas chama atenção. Além disso, tem o painel digital de instrumentos, com telas que variam de tamanho entre sete e dez polegadas de acordo com a versão. A alavanca de câmbio está menor, e há tecnologia para carregamento sem fio de celulares.
Com novas tecnologias
Entre os itens tecnológicos de destaque, o novo Clio recebe painel de instrumentos totalmente digital, piloto automático adaptativo e freio de estacionamento eletrônico, entre outros.
Diferentemente dos rivais, como Citroën C3 e Nissan March, que cresceram em suas novas gerações, o Renault ficou 1,4 cm menor no comprimento (agora com 4,05 m) e 3 cm na altura (agora com 1,44 m).
O que se espera
Para o mercado brasileiro, a Renault deve apostar em uma solução mais barata. É possível que o novo Clio chegue por aqui em uma versão mais simplificada, assim como acontece com o Captur em relação ao europeu, para substituir o atual Sandero.
Ainda não se sabe, porém, se o provável modelo virá como uma nova geração do Sandero com desenho inspirado no Clio ou como um substituto declarado e batizado de Clio.
Antes de isso acontecer, a dupla Sandero e Logan passará por mais uma mudança visual por aqui, prevista para estrear ainda neste ano.
Customização
Tal como o Volkswagen Polo e outros rivais, o hatch da Renault também apostará na customização. Também está confirmado que o modelo terá recursos semiautônomos, como frenagem automática de emergência, além de uma inédita versão híbrida.