Nesta edição, o Super Motor coloca à prova o poder de fogo do novato Volkswagen T-Cross, fabricado em São José dos Pinhais, no Paraná, contra o Nissan Kicks. Em três meses nas lojas, o modelo alemão já figura entre os dez SUVs compactos mais vendidos no país, com 7.767 unidades emplacadas em 2019.
Do outro lado, o consolidado Kicks sobe no pódio dos SUVs que mais vendem no país (25.826 unidades só neste ano). O carro japonês feito em Resende, no interior do Rio de Janeiro, só fica atrás da dupla da Jeep (Renegade e Compass), que seguem como os utilitários queridinhos dos brasileiros.
Custo-benefício
Para medir forças, colocamos frente a frente o T-Cross Comfortline e o Kicks 1.6 SV Pack Plus, versões intermediárias dos SUVs. Design é mais uma questão de gosto. Portanto, não entraremos nesse mérito. Em relação ao novato alemão, o Kicks tem preço mais em conta – R$ 95.790 ante os R$ 99.990 iniciais cobrados pelo T-Cross Comfortline.
No entanto, vale lembrar que o conjunto mecânico do SUV japonês é o mais modesto entre os SUVs compactos e leva a pior em relação ao T-Cross, que usa motor 1.0 turbo, de até 128 cv e tem um câmbio automático de seis marchas bem mais moderno que o CVT oferecido pela Nissan.
O Volkswagen T-Cross é o SUV com menor custo de reparo do mercado brasileiro e tem as três primeiras revisões gratuitas.
Pode melhorar
Em termos de acabamento, podemos dizer que Kicks e T-Cross intermediários ficam empatados. Infelizmente, o plástico rígido predomina em ambos os SUVs.
Ao contrário do Golf e do Tiguan, não há material emborrachado no painel do T-Cross. Para salvar, os revestimentos em couro no volante, bancos (opcional) e câmbio amenizam o certo ar de simplicidade.
No T-Cross, a Volks quis privilegiar o espaço para os ocupantes, mas isso sacrificou o porta-malas, com apenas 372 L de capacidade. É o menor entre os rivais do segmento.
Sem opcionais, são similares
Na disputa tecnológica, tanto o T-Cross Comfortline como o Kicks SV mandam bem. O novato alemão traz central multimídia com tela touchscreen de 6,5 polegadas, paddle-shift, apoio de braços, saídas de ar para a fileira traseira e diversos detalhes estéticos, além de ar-condicionado digital, sensor dianteiro de estacionamento, câmera de ré, monitor de pressão dos pneus, rodas de 17 polegadas e detalhes estéticos. Sem os opcionais, é a versão com o melhor custo-benefício.
Completo, com revestimento em couro para os bancos, seletor de modo de condução, teto solar panorâmico, sistema de estacionamento automático, faróis full LED, chave presencial e GPS integrado, entre outros itens, o preço do T-Cross Comfortline salta de R$ 99.990 para “salgados” R$ 117.330. Aí ultrapassa a versão top de linha, que parte de R$ 109.990, e tem motor mais forte, 1.4 turbo, de 150 cv.
O Kicks contra-ataca com um sistema exclusivo de câmera com visão 360° de série, que facilita, e muito, as manobras. Entre os opcionais, um grande diferencial presente no SUV nipônico é o sistema de frenagem automática de emergência, tecnologia de que o modelo rival da Volkswagen não dispõe.
Ficha técnica - VW T-Cross 200 TSI Comfortline
- Motor. 1.0 flex 12V, turbocompressor, três cilindros em linha, injeção direta de combustível
- Câmbio. Automático com seis marchas com paddle-shifts
- Potência máxima. 128 cv/116 cv a 5.500 rpm com etanol/gasolina
- Torque máximo. 20,4 kgfm a partir de 2.000 rpm
- De 0 a 100 km/h. 10,1 segundos com etanol e 10,9 segundos com gasolina
- Velocidade máxima. 179 km/h com gasolina e 184 km/h com etanol
- Consumo. Média de 12 km/L com gasolina (combinado cidade/estrada) – a versão Comfortline percorre 11,9 km/L e 8,4 km/L com etanol
- Freios. Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
- Pneus. 205/55 R17
- Tamanho. 4,19 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,57 m de altura e 2,65 m de entre-eixos
- Peso. 1.252 kg
- Porta-malas. 372 L
Ficha técnica - Nissan Kicks 1.6 SV Pack Plus
- Motor. 1.6 16V flex, quatro cilindros em linha, comando com variação contínua de abertura das válvulas. Acelerador eletrônico e injeção eletrônica multiponto semissequencial indireta.
- Câmbio. Automático do tipo CVT
- Potência máxima. 114 cv a 5.600 rpm com etanol e gasolina
- Torque máximo. 15,5 kgfm a 4.000 rpm com etanol e gasolina
- De 0-100 km/h. 12 segundos
- Velocidade máxima. 175 km/h
- Consumo. 7,7 km/L (cidade), 9,4 km/L (estrada), com etanol; 11,4 km/L (cidade) e 13,7 km/L (estrada) com gasolina
- Pneus. 205/55 R17
- Freios. Discos ventilados na frente e tambor atrás
- Tamanho. 4,30 m de comprimento, 1,76 m de largura, 1,59 m de altura e 2,61 m de distância entre-eixos
- Peso. 1.142 kg
- Porta-malas. 432 L