A Audi já abasteceu sua rede de concessionárias com seu mais importante lançamento de 2020, a nova geração do SUV Q3, que deixa de ser montado no Brasil e agora chega importado da Hungria, completamente renovado.
O modelo começou a ser comercializado por aqui em 2011 e cinco anos depois passou a ser produzido na planta de São José dos Pinhais, no Paraná, que a marca divide com a Volkswagen. O retorno da fabricação do Q3 “verde e amarelo” não esta, de todo, descartada e depende de ajustes que a Audi está fazendo junto ao governo.
Confira o vídeo oficial do carro:
Imagem e semelhança
Fiel no design que muito faz lembrar seu irmão maior e mais caro, o Q8, a nova geração do novo SUV compacto é montada sobre a plataforma modular MQB e ganhou mais no comprimento (97 mm), na largura (25 mm) e no entre-eixos (77 mm), quando comparado ao modelo anterior, os ocupantes agradecem o maior conforto depois destas alterações nas medidas.
São três as versões de acabamento (Prestige, Prestige Plus e Black), sempre empurradas com motor 1.4 TFSI de 150 cv e 25,5 kgfm e câmbio S-tronic de seis marchas com dupla embreagem. Os preços são R$ 179.990, R$ 189.990 e R$ 209.990, respectivamente.
Espaço maior
Entre as muitas mudanças em relação a seu antecessor no novo Q3 o espaço interno é variável, isso porque os bancos traseiros são corrediços de série e podem ser movidos para frente em 150 mm.
Os passageiros do banco de trás têm a opção de um descansa-braço central que acomoda dois porta-copos e os encostos, divididos na proporção 40/2/40, também podem ser inclinados.
O porta-malas com 530 L é o maior da categoria e fica ainda maior de acordo com a posição dos bancos e encostos, a capacidade aumenta de 530 para 675 L. Com os encostos totalmente rebatidos, o volume salta para 1.525 L.
O assoalho do porta-malas ainda pode ser ajustado em dois níveis, o que facilita a inclusão de bagagens pesadas ou o armazenamento da tampa do bagageiro.
Visual
É bater o olho no Q3 para ver que pouca coisa herdou além do símbolo das quatro argolas, começando pela dianteira, em que se localiza uma das principais mudanças, a nova grade, que passa a ter desenho octogonal. O SUV ficou mais robusto e isso contribui para destacar em seu visual as “linhas de ombro” sobre as caixas de roda, que ficaram mais altas.
Visto de trás os faróis chamam a atenção pelo maior porte, eles se dividem entre a carroceria e a tampa do porta-malas. O painel é inclinado em 10 graus em direção ao motorista, ergonomicamente bem localizados.
O módulo de botões para as funções da iluminação, que substitui o controle giratório do modelo antecessor, é encaixado no painel à esquerda do volante de direção com shift paddles. Atrás do volante está o painel digital.
O Audi Q3 oferece de série em todas as três versões importadas para o Brasil, roda de liga leve exclusiva, mas com tamanhos diferentes: a versão Prestige é de 17”, a Prestige Plus de 18” e a Black de 19”.
Virtual
Assim como toda linha Audi, o Q3 traz de série o quadro de instrumentos digital (Virtual Cockpit) com monitor de 10,25 polegadas, central multimídia com tela de 8,8 polegadas sensível ao toque e ar-condicionado de duas zonas com comando por tela digital.
Entre os itens oferecidos no catalogo como opcionais, estão o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com sistema Stop&Go e programa Pre Sense dianteiro integrados, que avisa, por sinal sonoro, a presença de algum obstáculo à frente e até, se for o caso, auxilia na frenagem, dispositivo já incorporado ao Q8.
Conectividade
Com relação à conectividade, todas as versões trazem interface para smartphones para sistemas operacionais iOS e Android. Há ainda quatro portas USB, sendo duas na frente e duas para os passageiros do banco traseiro, além de tomada 12V.
O disposto Drive Select altera as respostas do acelerador, direção e câmbio de acordo com o comportamento desejado pelo condutor, com opções que vão do máximo conforto até o esportivo, além do modo econômico.
De acordo com a montadora, o novo modelo acelera de 0 a 100 km/h em 9,3 segundos e atinge 207 km/h de velocidade máxima, enquanto o anterior arrancava em 8,9 segundos e podia alcançar 204 km/h.
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