Finalmente a ociosidade ou parte dela da planta industrial fundada pelos franceses da Peugeot e Citroen, em Porto Real, no estado do Rio de Janeiro, está com dias contados. Previsto para ser produzido no primeiro trimestre de 2022 o novo C3 será o primeiro de uma família de três veículos destinados ao mercado internacional, desenvolvidos e fabricados na América do Sul e que serão comercializados na região ao longo dos próximos três anos. O modelo terá visual com personalidade e proposta de um SUV, e entre seus destaques está a conectividade que permitira a integração dos smartphones, conectados a uma tela touch screen de 10’’.
Estratégia
“Assegurar o futuro da Citroën exige uma maior presença internacional e a consolidação da marca em todos os mercados em que operamos, incluindo a América do Sul, o Oriente Médio, África, Ásia e China, bem como uma abertura para outros países, como a Índia. Para isto, desenvolvemos um ambicioso plano de produtos que prevê o lançamento de 3 modelos com vocação internacional em 3 anos. Modelos pensados, desenvolvidos e produzidos em regiões estratégicas, com a identidade da Citroën em termos de estilo e serenidade a bordo. O Novo C3 é uma peça essencial dessa aceleração internacional e o primeiro estágio de nossa estratégia de crescimento...” afirma Vincent Cobée – CEO da Citroën.
Integração
Para atender as demandas do mercado da América do Sul, a Citroën decidiu expandir seus processos habituais de criação e produção, trabalhando com as equipes locais na convergência do estilo e do desenvolvimento às equipes de cada região, para definir um veículo único, feito sob medida. A integração de conhecimentos sobre a sociedade, a cultura e as necessidades da região, faz do Novo C3 um modelo pensado, desenvolvido e produzido na América do Sul, para a América do Sul.
Nova história
“O projeto C-Cubed vai inaugurar um novo capítulo da história da Citroën na nossa região. Teremos três veículos totalmente novos nos próximos três anos, desenvolvidos em grande parte por nossas equipes e produzidos na América do Sul, reforçando cada vez mais nossa conexão com nossos clientes. Além disso, esses veículos vão se beneficiar de toda a experiência e sinergias que temos agora como Stellantis”, disse Antonio Filosa, COO da Stellantis na América do Sul.
Chancela Stellantis
“Nossas equipes locais têm feito um excelente trabalho nesse importante projeto. Para produzir o Novo C3, a fábrica de Porto Real passou por uma profunda transformação industrial nos últimos anos. Investimos também no desenvolvimento das nossas equipes e dos nossos talentos e é inspirador ver o orgulho que cada funcionário sente em fazer parte da Stellantis. Portanto, estamos confiantes que vamos oferecer a nossos clientes produtos muito mais modernos e altamente competitivos, que certamente despertarão a paixão pela marca Citroën", acrescentou Filosa.
Renovação
O novo C3 atenderá o mercado local e também será exportado para toda a América do Sul. Ele simboliza uma verdadeira renovação na região, com seu estilo moderno, sua conectividade e sua experiência de conforto a bordo. O segmento B-Hatch representou no ano passado 30% do mercado total no Brasil e 26% na Argentina e o posicionamento do novo C3 faz dele um carro acessível dentro do maior segmento do mercado. O novo C3 vem preencher essa importante lacuna ao se revelar um carro moderno e versátil, ideal para jovens que buscam uma alternativa autêntica e original e para famílias que usam o veículo em seu dia a dia, bem como para viagens de fim de semana.
Preço competitivo
“Nosso novo C3 se inspira nos clientes da nossa região para oferecer uma solução incomparável que representa plenamente a identidade da Citroën. A nossa ambição é oferecer um veículo versátil e moderno, com equilíbrio para entregar tudo o que os clientes necessitam e manter os preços em um nível competitivo. Para isso, as equipes locais participaram plenamente da concepção, do desenvolvimento e da produção do modelo”. Vanessa Castanho, Head da Citroën na América do Sul.
Identidade.
Símbolo da identidade da marca, ele é a cara da Citroën, trazendo uma dianteira caracterizada por uma assinatura luminosa em dois níveis, com os duplos chevrons que se transformam em barras cromadas e se estendem ao longo da largura do veículo, passando pelos faróis antes de se separar e formar um Y nas extremidades. Os faróis são compostos por dois elementos separados, com as lanternas, os indicadores de direção e as luzes diurnas no nível superior, os faróis de luz alta e de luz baixa e o DRL. A assinatura luminosa traseira também é marcante e reproduz as duas linhas horizontais, formando um triângulo.
Duas cores
O modelo aposta na carroceria de duas cores, com uma linha de separação nítida entre a carroceria e o teto, disponibilizando um amplo leque de combinações para os clientes. Assim, treze opções de customização estão disponíveis na América do Sul, incluindo modelos de cor única e os modelos com opção de duas cores (carroceria de uma cor e teto de outra).
Conectividade
A tela touch screen de 10’’se destaca no painel de instrumentos, facilitando sua visibilidade e utilização. Ela dispõe da função wireless Mirror Screen, que projeta os aplicativos exibidos no smartphone do condutor. Compatível com o Apple CarplayTM e o Android AutoTM, a navegação pelos aplicativos e conteúdos multimídia é facilmente efetuada, quer com o dedo na superfície tátil da tela, quer por comando de voz. Finalmente, os comandos no volante oferecem um verdadeiro conforto em matéria de ergonomia e segurança.
Para 2022
O novo C3 será lançado no primeiro trimestre de 2022 para reforçar a posição da Citroën na América do Sul, especificamente no Brasil e na Argentina – dois mercados muito importantes para a marca. Ele representa, ainda, parte de um grande movimento, planejado, robusto e desenvolvido pela Citroën para reforçar sua presença, volume e participação em praticamente toda a região, incluindo países estratégicos como Chile, Colômbia, Uruguai, Peru, Equador, entre outros.