Poucos carros com proposta esportiva têm um “pedigree” tão respeitável quanto o Chevrolet Corvette. Ao longo dos 66 anos de existência e sete gerações, ele se posicionou como o modelo esportivo mais icônico do mercado norte-americano, já que, diferentemente dos “pony cars” e “muscle cars”, foi o primeiro a mostrar seus atributos não só em linha reta. Em sua versão ZR1 2019, ele vem como o mais potente da história do modelo, inspirando boas doses de adrenalina com toda sua ferocidade, que já é consagrada pela tradição e pelo status entre os entusiastas de automóveis. Essa sétima e atual geração do modelo representa a despedida da configuração com motor frontal. A próxima geração, a oitava, chega em meados de 2020 já com a configuração de esportivo com motor central.

O Corvette ZR1 2019 tem desempenho brutal. Isso é fruto dos 755 cv de força extraídos do propulsor 6.2 L de oito cilindros, que permite ao modelo fazer de 0 a 100 km/h em apenas 2,85 segundos e alcançar a velocidade máxima de 341 km/h. Esse bloco tem injetores diretos gêmeos em cada cilindro e um supercharger 50% maior – e é por isso que o tampa em fibra de carbono que cobre o bloco é grande, a ponto de afetar um pouco a visibilidade do motorista. Em relação à transmissão, pode ser automática de oito velocidades ou manual de sete marchas.

Mas não só de trem de força se faz um esportivo. Para melhorar o desempenho do ZR1 2019, a frente é nova e foi projetada para canalizar o ar para o sistema de resfriamento do propulsor. O capô tem vincos musculosos e ajudam a cortar o vento. Tem ainda asas montadas nos pilares da carroceria, que permitem maior aproveitamento do ar para gerar “downforce” e proporcionam uma condução mais confiável.

Para resolver possíveis problemas de controle de temperatura que já apareceram na variante Z06, a Chevrolet equipou o Corvette ZR1 com nada menos que 13 radiadores, tanto para o motor quanto para a caixa de transmissão. De acordo com os engenheiros da fabricante norte-americana, foram 24 horas ininterruptas de testes em utilizações extremas para garantir que o conjunto não sofra superaquecimento.

Pacote extra. Se o comprador quiser aprimorar ainda mais o “brinquedo”, a Chevrolet oferece nos EUA o pacote ZTK. Trata-se de um kit aerodinâmico que melhora o controle do veículo em altas velocidades e gera até 430 kg adicionais de “downforce”, tendo como protagonista o gigantesco aerofólio traseiro ajustável.

Uma evolução para lá de notável

Houve um grande salto em relação ao refinamento entre a sexta e a atual geração do Corvette. O ZR1 anterior era brutalmente rápido, mas era um pouco indomável, pois a todo momento ele passava a sensação de que o carro não estava sob total controle. Mas, agora, o esportivo transmite sensação maior de segurança. Ele continua acelerando com fúria, mas também é eficaz nas frenagens e em situações de curvas.

Ao rodar em baixas velocidades, o passeio fica relativamente cômodo – bem mais que o Porsche 911 GT3 RS, por exemplo. Por dentro, o destaque vai para o uso massivo de couro, assim como os insertos em fibra de carbono. O habitáculo não é 100% voltado para corrida, já que também oferece bons acabamentos e se mostra agradável tanto ao tato quanto aos olhos.