Na visão da Volkswagen, a pandemia do novo coronavírus antecipará o processo de aproximação e digitalização do modelo de negócio das concessionárias no Brasil. No lugar de espaços físicos enormes e com dezenas de carros expostos, o “novo normal” incluirá pouquíssimos veículos e lojas menores com mais recursos tecnológicos.
Segundo o presidente da VW do Brasil e para a América Latina, Pablo Di Si, o processo de venda dos carros será completamente diferente nos próximos anos. “Os concessionários precisam reduzir seu espaço físico e eles podem ter uma capilaridade maior e para só precisam ter um tablet e um óculos de realidade aumentada”, disse o executivo durante a Live do Tempo desta quarta-feira.
Nova realidade
O contato real com o veículo antes da compra será feito de outra forma, acredita Di Si. “Se o consumidor quiser conhecer o carro, o concessionário poderá levar o veículo até a casa dele, o trabalho, para ele fazer o test drive. Esse modelo de negócio que eu achei que ia mudar daqui a cinco, seis anos, vai mudar muito mais rápido por causa dessa pandemia”, afirmou Di Si.
Para o executivo, nem todo mundo vai querer ter a posse de um veículo, mas sim utilizá-lo como um serviço qualquer, tal como a Netflix. “Acredito que esse modelo de negócio vai acontecer muito mais nesse nosso mercado, que vai mudar muito nos próximos meses. O consumidor vai querer alugar por hora, por dia, por meses, por semanas”, avalia Pablo Di Si.