Nas voltas que o mundo dá a Peugeot vive, atualmente, momentos de grande relevância, mas nem sempre foi assim, ainda que pese a beleza no estilo de seus modelos, a marca sofreu muito “bullying” nas últimas décadas. Basta dizer que sua participação de mercado beirava os 2%, percentual muito aquém do que os produtos entregavam. Mas tudo isso ficou no passado, depois que a PSA, holding formada pela Peugeot e Citroen passou a fazer parte do fortíssimo Grupo Stellantis. Ainda sob este mesmo guarda-chuva estão a italiana Fiat e as americanas Jeep e RAM. Diga-se de passagem, o citado grupo é o quarto maior produtor mundial de automóveis. Doravante, os carros desta dupla francesa, agora com a chancela da Stellantis, irão, de fato e de direito ocupar um significativo lugar ao sol.
Beleza francesa
Não seria um exagero afirmar que a segunda geração do Peugeot 3008 representou um divisor de águas na história da marca. De modelo com carroceria do tipo minivan quando foi lançado, até sua primeira grande mudança em 2017, o francês de transformou em um belo SUV, que acaba de ser aprimorado na linha 2022. SUPER MOTOR avaliou uma unidade do modelo na cor especial vermelho Ultimate (perolizado), que chamou muita atenção por onde andava e ainda mais quando parava. Este foi primeiro lançamento da Peugeot depois que passou a ser marca integrante da Stellantis. O 3008 recebeu alterações na parte da frente com novo desenho, lanternas traseira em Full LED e a atualização do Peugeot i-Cockpit 2.0, que passou a contar com um novo painel de instrumentos com visualização de alta qualidade e uma nova tela sensível ao toque de 10 polegadas de alta definição para a GT PACK como a que testamos.
Acabamento
Se o “Leão” atrai por sua beleza exterior, nada fica devendo em seu interior. O cluster digital de 12,3 polegadas, configurável e personalizável, ganhou um bloco de mostradores digitais e acabamento de alta qualidade. A central multimídia traz tela tátil de 10” de ótima definição, mas o diferencial está nas teclas, são sete, que se assemelham às de um piano e permitem acesso direto e permanente às principais funções de conforto: rádio, ar-condicionado, navegação 3D conectada com comando de voz, configurações do veículo, aplicativos móveis e pisca-alerta. Todas as configurações vêm equipadas de fábrica com o seletor de modos de condução que permite escolher entre os modos Normal e Sport. Os bancos são revestimento em couro Alcantara Preto Mistral no GT Pack.
Tecnologia
Em relação aos auxílios à condução, o 3008 oferece piloto automático adaptativo e Stop & Go, que acrescenta a reaceleração automática do veículo no caso de paradas inferiores a 3 segundos. Caso contrário, a função pode ser reativada com um simples toque no pedal do acelerador ou na extremidade do comando sob o volante. Essa função é disponível no pack Drive Assist Plus. Também a correção e alerta de permanência em faixa (associado ao ACC Stop & Go), no qual o sistema orienta o condutor a permanecer na faixa e o orienta a manter as mãos no volante. Equipamento disponível no pack Drive Assist Plus; e o Active Safety Brake ou frenagem automática de emergência, que opera a partir de 5 a 140 km/h, detectando carros e pedestres, com alerta de risco de colisão; além do leitor de novas sinalizações de velocidade com reconhecimento ampliado das placas, pare, contramão e ultrapassagem proibida.
Conjunto mecânico
Em relação a usina de força o 3008 segue sem alterações e empurrado pelo motor 1.6 THP de 165 c.v. e torque de 24,5 kgfm surge a apenas 1.400 rpm que, aliado à transmissão automática de seis velocidades, imprime uma condução rápida, divertida até. Para dar o suporte devido ao 1.6 THP, o câmbio automático de seis marchas traz ainda o modo manual, possibilitando que as trocas de marchas possam ser feitas pelo motorista através das aletas (paddle shifters). Fato é que a Peugeot fez sua estreia com o pé direito em sua nova fase como uma marca que receberá muitos investimentos e em breve estará com nova configuração em relação à sua participação de mercado. (RC)