Mediante procedimento administrativo, o Procon-SP informou ter aplicado uma multa de R$ 1,7 milhão, no último dia 25, à Hyundai Motors do Brasil (HMB). Segundo o órgão de defesa do consumidor, a penalidade aconteceu pela montadora não ter feito reparo de veículos comercializados no Brasil.
"A empresa não reparou, tampouco substituiu, o estepe de um Creta 1.6 MT; não consertou falha na pintura de um HB20 Confort, a bomba de combustível de um modelo HB20S, nem a embreagem de um HB20 Confort Plus", comunicou o Proncon-SP. A autuação da Hyundai foi motivada por reclamação de consumidores.
Desrespeito à lei
Ainda de acordo com o Procon-SP, a montadora desrespeitou o artigo 18 do Código de Defesa do Consumidor, que prevê que os fornecedores são responsáveis por consertar os problemas que seus produtos venham a apresentar.
A fabricante sul-coreana informou ao portal G1 que recebeu a notificação da multa, mas que não comentaria nada sobre a autuação do Procon-SP por enquanto.
* Quer ficar bem informado sobre as notícias automotivas e interagir com a gente? Então, siga o Super Motor pelo Instagram @supermotoroficial e nos acompanhe também pelas ondas da rádio Super 91.7 FM, de segunda a sexta-feira, em dois horários, as 9h30 e as 18h30. O caderno circula todas as sextas-feiras nos jornais O Tempo e Super Notícia.