Este é apenas o primeiro, muito provavelmente, de três outros importantes momentos que a Ford América do Sul protagonizará durante este ano, um deles, inclusive com motorização híbrida. A tradicional marca do oval azul segue cada vez mais viva e principalmente conectada com o desejo do consumidor e no modelo enxuto de gestão, que vem desenvolvendo pelo mundo a fora, nos diversos países em que atua. Desde o anuncio do encerramento de suas atividades fabris no começo deste ano, a Ford passou a focar na restruturação de sua rede de concessionárias e em uma nova configuração na oferta de seus produtos para o mercado sul-americano. Muitas serão as novidades que virão por ai, todas importadas, produtos modernos, conectados, de alto valor agregado como a nova versão Black, da Ranger, que se junta a Storm, lançada no começo do último ano e amplia as opções de sua linha de picape.

Tradição no trecho

Quanto maior a oferta de opções dentro da linha, maior será, também, a possiblidade de manter cativo o atual consumidor e de trazer novos clientes para este universo de picapes. A Ford é a maior montadora de picapes do mundo e para a região América do Sul segue intensificando os investimentos para manter em alta a tradição, prova disso é que, em plena pandemia, ano passado, ousou ao lançar a versão Storm, que foi muito bem recebida pelo mercado e público consumidor. E agora não esperou terminar o primeiro trimestre de 2021 para apresentar ao mercado a Ranger Black, que é sucesso nos Estados Unidos, que se destaca pelo visual com tonalidades escurecidas, muita sofisticação e que vai atender àquele consumidor que usa sua picape no dia a dia, mas que terá sua presença sempre notada durante programas noturnos e nos passeis de fim de semana.

Customizada ao gosto do consumidor

Presente no Brasil desde o final dos anos 90, a picape da Ford traz em seu DNA a força de uma picape robusta e ao mesmo tempo eficiente que enfrenta qualquer parada, sua imagem foi construída no agronegócio, o que não significa que existe um consumidor urbano que deseja esse tipo de produto. Segundo as pesquisas, ele valoriza cinco pilares: design exterior; familiaridade com o modelo; motor potente e econômico; conectividade e tecnologia; e posição de dirigir. A partir deste “briefing” a engenharia da Ford criou a versão Black, uma opção sem similar no mercado que utiliza os melhores atributos da Ranger e reforça com pegada esportiva, urbana e sofisticada. “Até agora o cliente de picapes médias só encontrava no mercado a opção de versões de entrada flex 4x2, ou Diesel 4x4. Vimos a oportunidade de oferecer uma picape 4x2 urbana com motor Diesel econômico, visual exclusivo, conforto e dirigibilidade na cidade e na estrada, conectividade e tecnologia com preço justo”, diz Antônio Freitas, gerente de Marketing de Picapes da Ford.

Tom sobre tom

Na lateral, as maçanetas, retrovisores, rack de teto, estribo e grade lateral em preto fosco. As rodas de liga leve de 18 polegadas, na cor preta, têm um design exclusivo com raios espaçados. O rack de teto tem capacidade para até 80 kg de carga, pode transportar bicicletas e outros equipamentos. O estribo facilita a entrada e saída da cabine – que com perfil alto e 235 mm de vão livre do solo. A Ranger Black vem com o mesmo santantônio da versão Limited, que conta com luz de freio e iluminação da caçamba integrada. Os bancos são forrados em couro, assim como o volante e descansa-braço central. O ar condicionado é de dupla zona e a central multimídia SYNC 3 agora inclui o FordPassTM Connect com vários recursos de conectividade. Painel de instrumentos com tela configurável de 4,2”, computador de bordo.

Cabine dupla

Exclusiva na opção de carroceria com cabine dupla chama atenção, não apenas pelo porte robusto (5.354 mm de comprimento, 2.163 mm de largura e 1.848 mm de altura), como pelo visual sofisticado e esportivo, em preto monocromático. Peças em preto fosco e brilhante, faróis com máscara escura e rodas com design exclusivo são alguns detalhes que destacam o requinte desta versão. “A temática da Ranger Black agrega elegância e esportividade para o cliente que busca exclusividade para uso urbano, com a capacidade que só uma picape de verdade oferece”, diz Ricardo Sugimoto, supervisor de Design da Ford América do Sul. Alguns detalhes fazem a diferença visual, como o acabamento em preto brilhante da grade dianteira que é feito com uma tinta especial.

Oferta de lançamento

O conjunto mecânico, formado por motor 2.2 Diesel, transmissão automática, tração 4x2 e suspensão com ajuste especial. A lista de equipamentos inclui sete airbags, ar-condicionado de dupla zona, piloto automático, controle de tração e estabilidade, controle adaptativo de carga, sistema anticapotamento, sistema de controle de reboque e assistente de partida em rampa. Como oferta especial de lançamento, a Ford vai oferecer para os cem primeiros clientes da Ranger Black um kit de acessórios composto por protetor de caçamba, capota rígida elétrica e rede porta-objetos. Esses itens, que somam R$10.000, também poderão ser adquiridos separadamente nas revendas.