Um homem de 34 anos, que atua como porteiro de uma escola municipal em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi preso suspeito de estuprar uma aluna de 9 anos. O caso foi nessa segunda-feira (14/7) no bairro São José.
A Polícia Militar foi acionada pela diretoria e funcionárias da Escola Municipal Aparecida do Socorro Chaves. O crime foi por volta de 16h10. A aluna de 9 anos contou que uma colega derramou água no chão. Ela, então, foi buscar um pano de chão em um cômodo anexo à escola. A aluna não viu as funcionárias que costumam ficar por lá, mas encontrou o porteiro e pediu a ele o pano.
+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok
Segundo a menina, o porteiro a levou ao cômodo e pediu para ela pegar uma tampa no chão. Quando ela abaixou, o porteiro teria a agarrado pela cintura e encostado o órgão genital dele nas nádegas dela. A criança relatou que não tinha nenhuma tampinha no chão, quando voltou correndo para a sala. Quando ela retornou para deixar o pano no local, o porteiro teria novamente tocado na criança.
Ao saber do caso, a professora questionou o porteiro, que relatou ter apenas encostado a mão nas costas da aluna. Depois de ser indagado, o homem foi embora da escola. Imagens de câmeras de segurança mostram que o porteiro entrou com a menina no cômodo por duas vezes. Segundo relatos da vítima, o homem ainda teria a perguntado, quando a menina foi embora, se ela não queria “pegar outro pano”.
Funcionárias da escola disseram que o homem sempre teve relacionamentos interpessoais ruins, inclusive com falas misóginas e machistas. Em uma das ocasiões, ele disse que não precisava de namorada porque sabe se “satisfazer sozinho”.
A mãe da aluna soube da situação quando foi buscar a criança na escola. Ao perguntar como tinha sido o dia da filha, a criança disse que não foi “muito bom porque o porteiro fez coisas feias com ela”.
O homem foi encontrado em casa pela polícia. Aos policiais, ele contou que levou a aluna até o quartinho onde ficam os materiais de limpeza e que “só a segurou na cintura para a direcionar até a estante”. O porteiro foi preso em flagrante e encaminhado para a delegacia em Ribeirão das Neves.
Por meio de nota, a Prefeitura de Esmeraldas informou que "tão logo tomou
conhecimento dos fatos ocorridos, adotou imediatamente todas as providências cabíveis, tendo acionado a Polícia Militar para as medidas legais pertinentes". A empresa terceirizada responsável pelo porteiro envolvido no caso foi notificada para tomar as providências que achar pertinente.
"A Administração Pública Municipal reafirma seu compromisso inegociável
com a proteção integral de crianças e adolescentes, prestando todo o
suporte necessário à vítima e a seus familiares, inclusive com
atendimento médico e psicológico especializado. Por fim, a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e da Juventude reitera que está colaborando de forma plena com as investigações em andamento e reforça que não tolera qualquer forma de violência, violação de direitos ou conduta incompatível com a dignidade das crianças e adolescentes no ambiente escolar", diz a nota.