Um estrangeiro, natural do Sudão, foi preso por uso de documento falso ao tentar emitir um passaporte brasileiro no Posto UAI Shopping Jardim Norte, em Juiz de Fora, na Zona da Mata, nesta quarta-feira (31/7). Outro estrangeiro, que o acompanhava, também foi preso por estar de posse de um passaporte obtido de forma fraudulenta.
Segundo a Polícia Federal (PF), o sudanês compareceu ao local para retirar o passaporte brasileiro. Durante a entrega, ele apresentou uma carteira de identidade ideologicamente falsa, baseada em um suposto registro de nascimento realizado no Consulado do Brasil no Egito — o qual não foi confirmado pelo Itamaraty.
+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok
Leia mais: BH repete a segunda menor temperatura do ano nesta quinta-feira
A prisão foi efetuada após a confirmação de que o homem não possuía a condição de brasileiro nato e utilizou documento ideologicamente falso para solicitar e tentar retirar o passaporte. O segundo estrangeiro, que dava suporte ao primeiro, também foi detido após a PF constatar que ele havia obtido passaporte brasileiro em condições semelhantes.
Com os detidos, foram apreendidas moedas estrangeira (dólares) e nacional, além de dois aparelhos celulares e um passaporte brasileiro comum. Ambos foram conduzidos ao presídio de Juiz de Fora, onde permanecerão à disposição da Justiça Federal.