A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desarticulou uma quadrilha especializada em roubos e furtos de residências. Os cinco suspeitos presos agiam em Belo Horizonte e em cidades da Região Metropolitana. As investigações apontam que o bando já planejava expandir as operações para o interior do estado em cidades como Divinópolis, Montes Claros e Uberaba.

+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok 

De acordo com a PCMG, por meio da 2ª Delegacia Especializada em Investigação e Repressão ao Furto e Roubo, o grupo cometia os crimes praticamente todos os dias. "Os cinco homens se conheciam e atuavam de forma intercalada com outros suspeitos que ainda estão sendo investigados. Todos os dias, eles cometiam algum furto ou roubo de veículo, ou ainda, invasão de residência em BH ou cidades do interior", disse o delegado Gustavo Barletta, responsável por conduzir as prisões.

As investigações começaram a partir de um furto ocorrido em 24 de agosto de 2024, em uma casa no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. As imagens das câmeras de segurança do imóvel mostram três integrantes da quadrilha com malas nas mãos na garagem tentando abrir as postas de um carro.

Como não conseguiram entrar no veículo, um comparsa chega em um sedã branco e para na porta da residência. Enquanto os assaltantes entram no veículo com as malas repletas de pertences furtados, a proprietária da casa, uma idosa de 65 anos, chega em um SUV branco. Os assaltantes fogem, a vítima vai atrás mas não consegue pegar os suspeitos. O prejuízo foi de cerca de R$ 200 mil em joias, objetos pessoais e dólares.

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desarticulou quadrilha especializada em roubos, furtos e crimes contra o patrimônio. Os cinco suspeitos presos operavam em Belo Horizonte e em cidades da Região Metropolitana e estavam expandindo as operações para o interior do estado em… pic.twitter.com/lQrdsijc9l

— O Tempo (@otempo) August 14, 2025

As prisões

Durante a operação na sexta-feira (9/8), foram cumpridos mandados de prisão contra os suspeitos, além de três mandados de busca e apreensão. O primeiro preso, um homem de 31 anos tem passagem por furto, roubo, receptação e tráfico de drogas.

O segundo integrante de 30 anos, tem passagem por furto e roubo de veículos e o terceiro homem de 27 anos, tem ficha criminal por furto, roubo e receptação de produtos . Os dois primeiros foram presos em suas residências no Alto Vera Cruz, bairro que era conhecido como o "quartel-general" do grupo. 

Um quarto integrante da quadrilha, um homem de 31 anos, já estava preso no sistema prisional de Vespasiano, na Grande BH, desde o dia 18 de março. De acordo com o delegado Barletta, o grupo é oriundo de bairros da Região leste da capital e são todos já conhecidos da polícia.

Nesta quarta-feira (14/08), os policias conseguiram efetuar a última prisão. O suspeito de 27 anos foi detido durante a tramitação da investigação por crime contra o patrimônio em dezembro de 2024, mas foi solto cerca de um mês depois.

Ele estava se escondendo em Sabará no bairro Borba Gato em um sítio na região. Com ele os agentes encontraram um carro Logan da cor preta com a placa adulterada. "Esse carro foi roubado em BH no dia 4 de agosto do ano passado e era utilizado em outras crimes que o grupo cometia", afirmou o delegado. 

Com este suspeito a polícia apreendeu vários óculos, violão, caixa de som e uma televisão, que teria sido roubada em uma casa no bairro Araguaia, na região do Barreiro, em BH, no último sábado (9/8). "As ferramentas encontradas com o suspeito eram utilizadas para fazer os arrombamentos de casas e veículos", concluiu o delegado.

 

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) desarticulou uma quadrilha especializada em roubos e furtos de residências. Os cinco suspeitos presos agiam em Belo Horizonte e em cidades da Região Metropolitana. As investigações apontam que o bando já planejava expandir as operações para… pic.twitter.com/ASJ9lde8zN

— O Tempo (@otempo) August 14, 2025

 

As investigações ainda levaram à prisão em flagrante de um quinto elemento no dia 24 de julho, após o homem de 32 anos furtar uma residência na Pampulha. Com ele foi apreendido um Playstation 5, uma caixa de som e uma TV. O suspeito ainda portava uma pistola 9mm que foi apreendida pelos policiais.

Segundo o delegado Barletta, a maioria do material encontrado foi identificado por meio de Boletins de Ocorrência e serão devolvidos às vítimas.