Uma jovem de 20 anos foi resgatada após denunciar ser vítima de violência por meio do Chame a Frida, ferramenta de enfrentamento da violência doméstica e familiar desenvolvida pela Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). Ela era mantida em cárcere e agredida pelo companheiro na cidade de Santa Bárbara, região Central do Estado.
+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok
Segundo a PCMG, na última terça-feira (19/8), a vítima entrou em contato com a plataforma para esclarecer dúvidas, uma situação que chamou a atenção do delegado Vitor Amaro Beduschi Beloti, que identificou sinais de vulnerabilidade.
Leia mais: Assassino confesso de gari troca de advogado mais uma vez: ‘fui pego de surpresa’
No dia seguinte (20/8), em novo contato, a vítima relatou estar em cárcere privado e disse que havia sido agredida no dia anterior. Ela também informou que estava com medo do companheiro, de 23 anos, que naquele momento estava no trabalho. Diante da gravidade do caso, o delegado acionou a Guarda Municipal para apoio e conseguiu efetuar o resgate da vítima, que estava emocionalmente abalada.
A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar os crimes de ameaça, cárcere privado e lesão corporal, além de requisitar medidas protetivas em favor da jovem.
Chame a Frida
Frida é uma atendente virtual que utiliza o aplicativo WhatsApp para atender de forma imediata às solicitações de mulheres vítimas de violência, por meio de mensagens pré-programadas.
O projeto vem sendo amplamente divulgado em Santa Bárbara por meio de palestras e ações educativas, consolidando-se como uma ferramenta essencial no enfrentamento da violência doméstica e familiar contra as mulheres.