Belo Horizonte não para! Todo fim de semana tem uma lista gigante de eventos gratuitos para o público de diferentes idades se divertir pelas ruas e praças da cidade. Neste fim de semana, tem de tudo um pouco. Veja esta seleção do Super Notícia especialmente pra você!
🎉 O fim de semana em BH tá recheado de atrações gratuitas! Vem curtir o SuperDicas 0800 desta semana!
— O TEMPO (@otempo) September 4, 2025
✨ De quinta (4/9) a domingo (7/9)
- Cura BH 2025: o festival segue ocupando a Praça Raul Soares, no centro, com a proposta “PRACIFICAR”, trazendo música, artes visuais,… pic.twitter.com/YPH7jL2j19
+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok
Cura BH 2025
Até domingo (7/9) tem mais uma edição do Cura BH 2025, que, após a Virada Cultural, segue ocupando a Praça Raul Soares com o Mirante e com a proposta “PRACIFICAR”, transformar a praça em parque, aberta a todas as idades, onde múltiplas linguagens artísticas se encontram. Nesta edição, o festival expande sua atuação: além das pinturas em empenas, a praça receberá música, instalações artísticas e até esportes, mostrando que a praça pode ser um espaço de convívio, experimentação e permanência.
Festival Acessa BH
Na sexta (5/9), às 20h, acontece a abertura do Festival Acessa BH, o maior evento dedicado à cultura DEF no Brasil, que chega à sua 5ª edição no Sesc Palladium (rua Rio de Janeiro, 1.046, centro), com o espetáculo “Monga”, da atriz e diretora cearense Jéssica Teixeira. O festival, que acontece até o dia 28 de setembro, vai ocupar espaços culturais de Belo Horizonte como o Sesc Palladium, Palácio das Artes, Funarte MG e Centro Cultural Unimed-BH Minas. Ao longo de 24 dias, o festival reúne mais de 30 atrações, entre espetáculos, filmes, videoclipes, oficinas, debates e lançamento de livro, com a participação de artistas de nove estados brasileiros e do Reino Unido.
“Colapso: Uma tragicomédia materna”
Na sexta (5/9), às 20h, e sábado (6/9), às 16h e 19h, são os últimos dias para conferir o espetáculo “Colapso: Uma tragicomédia materna” no Teatro Francisco Nunes (avenida Afonso Pena, 980, centro). Com atuação da atriz e palhaça Raissa Guimarães, a peça é inspirada em histórias reais sobre maternidade solo, vividas por diferentes mulheres, inclusive pela artista e sua mãe. A direção é da paulistana Rhena de Faria (peça “Bagagem”, Prêmio Risadaria/SP). No palco, humor ácido, poesia e militância, dão o tom desta tragicomédia sobre os desafios cotidianos do ato de maternar em total solidão. A retirada de ingresso é gratuita pela plataforma Sympla.
Festival Ponta a Pé Cultural
Na sexta (5/9) tem início a 12ª edição do Festival Ponta a Pé Cultural. A edição deste ano traz o tema “Cultura e Territorialidade” e apresenta, até o dia 30/09, 38 atividades multissetoriais gratuitas, contemplando teatro, circo, dança, música, artes visuais, literatura, audiovisual, cultura popular e tradicional, além de oficinas e palestras formativas e atividades de fomento e homenagem a artistas locais. As ações do festival vão circular pelos bairros Conjunto Minas Caixa, Minas Caixa, Serra Verde e Letícia, mobilizando espaços como CEVAE Serra Verde, Casa Ativa de Cultura, SESC Venda Nova e escolas públicas da região.
Festival Tropeiro Mineiro
No sábado (6/9), a partir das 10h, acontece a festa de encerramento da segunda edição do Festival Tropeiro Mineiro na Praça Duque de Caxias, em Santa Tereza. Além da aguardada divulgação dos vencedores do concurso gastronômico e de shows musicais, o público poderá aproveitar a praça de alimentação montada especialmente para o evento, com os pratos criados pelos estabelecimentos participantes. A programação cultural promete animar o público durante todo o dia, com apresentações de Paulinho Oliveira, da banda Veraneio 69 e de Ana Vieira.
3 anos do Forno da Saudade
No sábado (6/9), das 10h às 22h, tem 3 anos do Forno da Saudade (rua Patrocínio, 1, Carlos Prates), com oficina de plantio pra criançada, mutirão na horta comunitária, aulão gratuito de forró e música na praça. O evento também celebra o nascimento da Galeria Ficus, que vai fomentar a economia local na Praça Zigue-Zague. Ingressos gratuitos no Sympla.
Festival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante
No sábado (6/9), às 16h, acontece a segunda apresentação do Festival Maurício Tizumba e o Tambor Itinerante nas Regionais, no Centro Cultural Venda Nova (rua José Ferreira dos Santos, 184, Jardim dos Comerciários), com entrada gratuita. Nesta edição, o convidado especial é o educador, percussionista e cantor Bruno Messias, reconhecido por seu trabalho de valorização da cultura afro-mineira e projetos de formação artística. A apresentação contará também com a participação da Guarda de Congo Irmandade Os Carolinos, uma das mais tradicionais de BH, com mais de 100 anos de história.
Festival da Lesty
No sábado (6/9), das 15h às 19h30, tem Festival da Lesty no Centro Cultural São Geraldo (rua Silva Alvarenga, 549), com o objetivo de artistas independentes terem um espaço para apresentarem o seu trabalho. A programação gratuita do festival vai ter muita música, feira, lançamento de livro e exposição.
Festival da Onça
Até domingo (7/9) acontece a segunda edição do Festival da Onça no Mirante da Cachoeira do Onça (rua Euro Luís Arantes, 185, Novo Aarão Reis). A programação inclui mutirões de limpeza, construção de mobiliário urbano e extensa programação cultural como shows, cortejos carnavalescos, parquinhos, feira gastronômica, locais de piquenique e muito mais. A entrada é gratuita.
Festival Tô de Bacon com a Vida
No sábado (6/9), das 12h às 22h, e domingo (7/9), das 10h às 18h, acontece o Festival Tô de Bacon com a Vida na avenida Augusto de Lima, 1.600, Barro Preto (em frente ao Fórum Lafayette). O local, que tem entrada gratuita, vai virar o paraíso dos apaixonados por bacon. Vai ter bacon crocante, recheado, defumado e até em sobremesas. Na programação tem a banda Dona Odeteh.
Ensaio do Baianeiros – 10 anos
No sábado (6/9), a partir das 14h, acontece o primeiro Ensaio do Baianeiros – 10 anos, um evento especial que também homenageia os 40 anos do axé music. A festa acontece no Mercado de Origem (rua Adriano Chaves e Matos, 447, Olhos D´Água), com entrada gratuita mediante retirada de ingressos pelo Sympla. Além do show do Baianeiros, ainda terá o show do Pelasamba, um dos principais nomes do pagode de BH. O evento ainda terá gastronomia variada, cervejas especiais e spaço kids completo.
“Teatro em Movimento Para Crianças”
No sábado (6/9), a partir das 16h, tem edição especial do projeto “Teatro em Movimento Para Crianças” na praça Floriano Peixoto, no Santa Efigênia, em uma ação de arte e educação com entrada gratuita. A programação inclui apresentação da comédia musical “Encontro de Vilões”, oficinas e brincadeiras na abertura da tarde. A comédia da Cyntilante Produções é um espetáculo bem humorado e provocativo, que inverte a lógica tradicional dos contos de fadas ao colocar os vilões como protagonistas. Cansados de serem sempre os antagonistas das histórias infantis, personagens como a madrasta da Cinderela, a Rainha Má, Jafar, Capitão Gancho, a Bruxa Má do Oeste e Malévola se reúnem com um objetivo ousado: limpar sua imagem e, quem sabe, até se tornarem amigos das princesas. Em meio a confusões e revelações, eles enfrentam um desafio ainda maior — um novo vilão que ameaça os próprios contos de fadas.
Feirinha Aproxima
No sábado (6/9), das 10h às 17h, tem Feirinha Aproxima no entorno do Museu Histórico Abílio Barreto, no Cidade Jardim, espaço eleito o preferido do público para receber o evento. No evento, gastronomia, cultura e lazer se misturam em um programa completo para todas as idades. A edição contará com mais de 40 expositores selecionados pelo chef Eduardo Maya, música ao vivo, espaço kids com atividades monitoradas, cadeiras de descanso para idosos e uma programação que transita do clássico mineiro às criações veganas mais inovadoras.
Feira Mães Empreendedoras
No domingo (7/9), das 9h às 17h, a Feira Mães Empreendedoras Minas prepara uma edição especial para o público curtir o feriado na orla da Lagoa da Pampulha, na avenida Otacílio Negrão de Lima, 15.190. A feira reúne empreendedores, famílias e amigos em um ambiente acolhedor, com atrações para todas as idades. Vai ter shows ao vivo, gastronomia variada, aula de biodança, sessão de alongamento, espaço zen para relaxar e renovar as energias, espaço kids gratuito com recreação para a criançada e muitas barraquinhas com produtos criativos e exclusivos de empreendedores locais.
Feira do Mineirinho
No domingo (7/9), das 9h às 19h, tem a Feira do Mineirinho no rooftop do Shopping do Avião (avenida Babita Camargos, 1.295, Cidade Industrial), em Contagem. A animação ficará sob o comando do grupo Retrozinho e banda Marra Pura, que prepararam repertórios especiais. O DJ BG também marcará presença e comandará as pick-ups. Na feira, os visitantes contam com uma grande variedade de produtos, incluindo artesanato, decoração, bijuterias, calçados, vestuários, plantas, itens para o lar e muito mais.
“Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua”
No domingo (7/9), às 11h, tem apresentação do espetáculo infantojuvenil “Princesa Falalinda, Sem Papas na Língua” no Parque Cataguás (rua Rio Comprido, 4.655, Cinco), em Contagem, promovida pela Fundação ArcelorMittal, por meio do programa Diversão em Cena. A fábula contemporânea questiona os arquétipos clássicos dos contos de fadas. Em uma fusão de humor, poesia e crítica social, o enredo convida o público a refletir sobre o silenciamento feminino e a importância da liberdade de expressão desde a infância.
Exposição “Mineiridades”
Até o dia 31/10 tem a exposição gratuita “Mineiridades” na Rodoviária da capital, no centro, um verdadeiro mergulho na história, na identidade e na cultura mineira. Quem passar por lá terá a oportunidade de conhecer a mostra, que traz a reprodução de salas icônicas do Memorial Vale e convida o público a vivenciar tradições, memórias e a diversidade de Minas Gerais. A expsoição é um projeto do Memorial Vale que celebra a identidade do “ser mineiro”, transportando o público para diferentes momentos da história através de objetos, imagens e sons com a recriação de suas salas Barroco Mineiro, Fazendas, Caminhos e Descaminhos e Jequitinhonha.