Com foco na prevenção de crimes na região Centro-Sul de Belo Horizonte, a Polícia Militar de Minas Gerais lançou, nesta sexta-feira (05/09), a operação Saturação. Dois homens foram presos na noite anterior, suspeitos de praticarem assaltos, com uso de violência, no bairro Sion, que compõem a regional. Eles foram presos após a população ajudar com a divulgação de vídeos e dando depoimentos que foram usados para identificação da dupla. Agora, a PM vai ocupar os bairros da região e realizar blitzen para aumentar a segurança nos bairros.

“O objetivo da operação é saturar o ambiente com a presença policial. Ela foi desencadeada em resposta aos crimes contra o patrimônio com alvo principal nesses dois indivíduos em uma motocicleta, com um dos capacetes na cor branca, que utilizaram de violência para subtrair os bens das pessoas. Nosso foco é em motocicletas, com blitzen abordando motocicletas e com militares se posicionando em locais estratégicos para aumentar a sensação de segurança e a visibilidade das viaturas”, disse o Tenente Gabriel Henrique.

Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram dois episódios: em um deles, é possível ver o momento em que um homem foi surpreendido pela dupla. Ele chegou a cair no chão no momento em que o garupa da moto arranca a mochila de suas costas. No outro, um morador está abrindo o portão de casa, quando é abordado.

Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento em que um homem foi surpreendido por uma dupla de assaltantes em uma motocicleta. A vítima chegou a cair no chão no momento em que o garupa da moto arranca a mochila de suas costas. pic.twitter.com/ysjHpc0DAk

— O TEMPO (@otempo) September 5, 2025

Segundo o policial, a dupla tinha como alvo pessoas que caminhavam nas ruas. “São autores com repetência criminal, que não medem esforços para alcancçar o intento ali, que é subtrair o bem da pessoa. Então, eles usam de violência para quebrar a resistência quando a pessoa reage”, explicou.

Mesmo com a prisão dos suspeitos, no Aglomerado da Serra, a PM vai continuar com ação. Os bairros que serão contemplados são: Sion, Cruzeiro, Anchieta, Bandeirantes, Mangabeiras e Serra.

“Se houver outros criminosos querendo agir na região, a Polícia Militar estará lá atuando, sem data para o término. É bom frisar que, nessa prisão, houve uma parceria muito grande entre a Polícia Militar e os moradores, que disponibilizaram para a gente, todos os fatos que ocorreram. Pela filmagem foi possível identificar os autores, bem como o veículo que eles utilizavam, o modelo da motocicleta, as vestimentas e o capacete que usavam”, afirmou.