Preta Gil será velada nesta sexta-feira (25), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro — um local que ela mesma escolheu ainda em vida. A cantora, que morreu no último domingo (20), aos 50 anos, fará sua despedida em uma data muito simbólica: o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A homenagem, além de afetiva, carrega um forte significado político e cultural, já que Preta sempre foi uma voz ativa na luta antirracista e no fortalecimento da autoestima de mulheres negras.

Em julho deste ano, ela participou do Especial Mulher Negra 2024, apresentado por Zezé Motta, e destacou o poder da representatividade. “É representatividade para uma série de mulheres e homens que vão assistir à gente e entender como vale a pena lutar, se arriscar, se expor”, disse na ocasião. A artista também afirmou que Zezé e todas as participantes do programa eram símbolo de resistência e inspiração.

Veja também: Após morte de Preta Gil, Gominho busca apartamento no Rio

O dia 25 de julho tem origem no primeiro Encontro de Mulheres Negras Latinas e Caribenhas, ocorrido em 1992. Desde então, a data fortalece a mobilização de mulheres negras em todo o mundo.

No Brasil, a data também celebra Tereza de Benguela, importante líder quilombola. A homenagem a Preta Gil nesse contexto reforça seu papel como uma das grandes referências da cultura negra brasileira.

O post Data de velório de Preta Gil tem significado especial foi publicado primeiro em Observatório dos Famosos.