Você também quer fazer uma reclamação? Clique aqui e envie sua mensagem via WhatsApp. Participe! 

Moradores de vários bairros das cidades de Betim, Ribeirão das Neves, Esmeraldas e Contagem na região metropolitana de Belo Horizonte, estão sem fornecimento de água há cerca de três dias. Uma obra da Copasa na rodovia LMG-808 que corta diversos bairros na região de Nova Contagem deixou os moradores sem água desde domingo (20/7) à noite

+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok 

A assistente social Vanessa Cruz de 32 anos, moradora de Nova Contagem, disse para a reportagem do Super Notícia que a pia dela está cheia de louça pra lavar. Ela está revoltada com a situação e afirmou que essa não é primeira vez que isso acontece, "em março a gente ficou oito dias sem fornecimento de água e a Copasa só consertou o problema depois que alguns veículos da imprensa vieram até aqui. Agora, estamos com filhos dentro de casa por causa das férias escolares, como que eu faço?"

Alguns moradores da região enviaram vídeos(veja abaixo) à reportagem feitos no fim da tarde desta quarta-feira (23/7) onde narram e mostram as torneiras secas, baldes vazios e pias cheias de louças para lavar. Segundo informações dos moradores, a Copasa não avisou ninguém sobre a necessidade de realizar a obra nem que o fornecimento de água seria interrompido por tanto tempo.

Estão sem água para tomar banho, cozinhar e lavar roupas. Vanessa disse que domingo à noite algumas casas já não tinham água. Ela teria ligado pra reclamar na Copasa e eles disseram que "a obra seria para a troca de uma adutora que estava com problemas e que o fornecimento de água voltaria até a madrugada desta quinta-feira (24/7)", completou.

Outro vídeo enviado para nossa reportagem mostra os funcionários da Copasa trabalhando onde está sendo feita a troca da adutora. Um local de muito movimento de veículos, o que tem incomodado também os motoristas que passam pela região, pois a obra ocupou uma grande parte da rodovia. 

Posição da Prefeitura Contagem

Diante da dimensão e da gravidade do caso por conta do grande número de pessoas afetadas, a Prefeitura de Contagem informou em nota, que tem ciência do rompimento da adutora da Copasa na LMG-808. No entanto, a Prefeitura reforça que a responsabilidade sobre a resolução do problema e a normalização do abastecimento da água é da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), pois se trata de uma infraestrutura operada exclusivamente pela companhia. 

"Diante dos impactos gerados à população e aos serviços públicos essenciais, o município acionou caminhões-pipa para garantir o funcionamento dos serviços ofertados. Entre os serviços públicos impactados pela interrupção no fornecimento de água estão unidades de saúde e equipamentos da assistência social. 

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Chácaras precisou suspender temporariamente os atendimentos devido à falta d’água. Já a UBS Santa Helena segue em funcionamento, com monitoramento contínuo por parte da Secretaria Municipal de Saúde. Na área da urgência e emergência, a UPA Vargem das Flores também foi afetada, mas a unidade foi rapidamente abastecida por caminhão-pipa, garantindo a continuidade dos atendimentos. Os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Icaivera e Céu das Artes registraram impactos e tiveram as suas atividades paralisadas". 

Nota da Copasa

O Super Notícia recebeu a denúncia na tarde desta quarta-feira (23/7) e logo em seguida entrou em contato com a Copasa. A empresa responsável pela obra na LMG-808 informou em uma nota oficial publicada em seu site "que, devido a complexidade da manutenção emergencial, o abastecimento de água em alguns bairros das cidades de Betim, Contagem, Esmeraldas, e Ribeirão das Neves, continua a apresentar intermitência nesta quarta-feira (23/07). A previsão é que a normalização do abastecimento ocorra, gradativamente, no decorrer da tarde de hoje (23/7)", o que ainda não ocorreu. 


Bairros afetados: 

Betim: Amarante, Conj. Hab. Jalila Conceição Pedrosa, Capelinha, Conj. Jalila Conceição Pedrosa, Conj. Hab. Celso Pedrosa, Conjunto Olimpia Bueno Franco, Cruzeiro do Sul, Cruzeiro Do Sul 3A Seção, Duque De Caxias, Estreito, Granja Verde, Icaivera, Imbirucu, Itacolomi, Jardim Das Alterosas I Seção, Jardim Das Alterosas II Seção, Laranjeiras, Niterói, Nova Baden, Parque Das Acácias, Recreio Dos Caiçaras, São Caetano, São Cristóvão, São Luiz, São Miguel, Senhora De Fatima, Vargem Das Flores, Vila Cristina, Vila São Caetano e Vila Universal.

Contagem: Alvorada, Arcádia, Beatriz, Beija Flor, Bernardo Monteiro, Betânia, Bitacula Ou 40 Alqueires, Bougainville, Camilo Alves, Canada, Central Parque, Centro, Chácara São Geraldo, Chácaras California, Chácaras Campo Alegre, Chácaras Contagem, Chácaras Del Rey, Chácaras Solar Do Madeira, Colonial, Condomínio Estancia San Remo, Condomínio Nosso Rancho, Condomínio Vila Do Lago, Conj. Hab. Campo Alto, Conj. Hab. Fonte Grande, Conj. Hab. São Caetano, Coração De Jesus, Darci Ribeiro, Dos Funcionários, Estancia Do Hibisco, Estancia Do Lago, Estancia Silveira, Estancias Imperiais, Europa, Fazenda Da Tapera, Fonte Grande, Granja Ouro Branco, Granja Vista Alegre, Icaivera, Industrial São Luiz, Jardim Vera Cruz, Linda Vista, Los Angeles, Lucio De Abreu, Nascentes Imperiais, Nazaré, Nossa Senhora De Fatima, Nossa Senhora Do Carmo, Nova Contagem, Olinda, Parque Maracanã, Petrolândia, Praia, Quintas Coloniais, Quintas Do Jacuba, Recanto Da Mata, Retiro, Santa Filomena, Santa Helena, Santa Luzia, Santa Terezinha, São Gonçalo, Sapucaias, Sapucaias II, Sapucaias III, Sítios Rurais Jardim Recreio, Três Barras, Tropical, Tupã, Vila Belém, Vila Beneves, Vila Estaleiro, Vila Ipê Amarelo, Vila Itália, Vila Madalena, Vila Nova Esperança, Vila Panama, Vila Pantanal, Vila Renascer, Vila Riachinho e Vila Universal.
 
Esmeraldas: Conjunto Castelo Branco, Corcovado, Monte Sinai, Novo Retiro, Parque Do Sabia, Pinheiros, Recanto Da Floresta, Recanto Da Mata, Recanto Do Passaredo, Recanto Verde, Recanto Verde 2, Recreio Do Retiro, Recreio Do Riachinho, Residencial Caio Martins, Retiro, Serra Verde e Vila Esmeraldas.

Ribeirão das Neves: Alterosa, Jardim Verona e Veneza.