Você também quer fazer uma reclamação? Clique aqui e envie sua mensagem via WhatsApp. Participe! 

O Panelaço do Super Notícia foi até o bairro Mantiqueira, na região de Venda Nova, em Belo Horizonte, após moradores denunciarem a situação precária do Córrego Quaresmas e da ponte de madeira construída sobre ele. A reportagem esteve na rua Retiro das Chácaras, na manhã de quinta-feira (24/7), e constatou os problemas apontados pela comunidade.

O córrego, que corta a região, tem servido como escoadouro de esgoto doméstico, provocando mau cheiro, contaminação ambiental e riscos à saúde. Segundo o líder comunitário Maicon Brugnara, mesmo com o pagamento regular da taxa de esgoto à Copasa, os moradores não veem melhorias.

+ Siga o Super Notícia no Instagram
+ Siga o Super Notícia no Tiktok 

“Tem mais de 20 anos que a situação está assim. Quinze dias atrás, uma equipe da Copasa veio e fez um paliativo, mas isso não vai durar. É necessária uma manutenção periódica e a canalização do esgoto. Existe uma nascente aqui, mas ela está se perdendo por causa da contaminação. Até aparecem alguns peixes, mas morrem rápido por conta da água suja”, relatou Maicon.

A ponte de madeira também preocupa. Com paletes soltos e sinais de apodrecimento, a travessia é usada diariamente pelos moradores e oferece risco de acidentes. A vizinha Margarete Ferreira afirma que já quase caiu várias vezes.

“Eu perdi as contas de quantas vezes já reclamei. Essa madeira, daqui a pouco, vai ceder. Já fiz três abaixo-assinados pedindo providências, mas nada foi resolvido. Já prometeram verba para a obra, mas até hoje não vimos nada. A gente só quer dignidade”, desabafou.

 

Respostas dos órgãos citados

Procurada pela reportagem, a Copasa informou, por meio de nota, que a manutenção da ponte é de responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte. Em relação ao serviço realizado recentemente na região, a companhia esclareceu que foi feita uma manutenção na rede coletora de esgoto na margem do córrego.

Já a Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Subsecretaria Municipal de Zeladoria Urbana (Suzurb), afirmou que a estrutura citada não foi construída pelo município. A administração informou ainda que está catalogando esse tipo de estrutura para, posteriormente, viabilizar recursos e incluí-las nos contratos de manutenção.

 Panelaço do Super Notícia: faça aqui sua reclamação. Envie sua denúncia com foto para o número de WhatsApp (31) 98475-5294. A reportagem vai cobrar uma resposta dos responsáveis para te ajudar. Proteste, participe!