É vencer ou vencer. Com foco em se manter na primeira metade da classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, não passa pela cabeça da delegação do América um tropeço diante do Cuiabá, que, sem técnico, vive uma instabilidade interna e encontra-se na zona de rebaixamento. Clubes se enfrentam neste sábado (3), às 16h30, pela 9ª rodada da competição, no Independência.
No meio da tabela, o Coelho soma 11 pontos e, em caso de um resultado positivo, pode se aproximar dos quatro primeiros colocados. Este é o primeiro de uma sequência de dois jogos atuando em Belo Horizonte contra um time que está abaixo dele – na quarta-feira (8), o compromisso será diante do Ceará.
Com uma semana inteira para trabalhar, o atacante Felipe Azevedo explicou que o tempo de preparação é essencial para se ter uma boa sequência. Na última rodada, o time alviverde empatou com o então líder Corinthians em São Paulo. "A gente sabe que com dois jogos em casa vamos dar um salto na tabela. Essa semana de preparação foi muito boa, pois estávamos desgastados, principalmente por causa das muitas viagens", comentou.
De acordo com o atleta de 35 anos, o elenco trata todas as partidas da mesma maneira, para evitar surpresas. "O Cuiabá tem jogadores de qualidade e que a gente conhece muito bem. Se não entrarmos concentrados, teremos dificuldade e não seremos felizes no sábado. Tem que ser igual como foi contra o Corinthians", explicou.
O time
Mais uma vez, o técnico Vagner Mancini sofre com lesões. Apesar de ter a volta de jogadores como Wellington Paulista, Everaldo, Germán Conti e Danilo Avelar, recuperados de problemas físicos, ele ganhou uma baixa importante na última semana: o zagueiro Iago Maidana teve uma fratura no pé constatada e ficará algumas semanas de fora.
Uma aspecto que é preciso ter atenção é com relação aos cartões amarelos. Para esta partida diante do Dourado, não há suspensos, porém, há cinco pendurados (Éder, Patric, Rodriguinho, Gustavinho e Índio Ramírez). Isso significa que um mísero amarelo já coloca o jogador punido fora do jogo com o Vozão.
O Cuiabá
Há cinco jogos sem vencer no Brasileiro, o representante do Mato Grosso está sem um técnico titular desde o dia 12 de maio, quando Pintado foi demitido, após eliminação na Copa do Brasil. Desde então, o interino Luiz Fernando Iubel comanda a equipe, como será contra o América. Apesar de o clube da Arena Pantanal já ter se acertado com o português António Oliveira, ele só chega na semana que vem.
Vindo de derrota para o Athetico em casa, o atual comandante conta com o retorno do lateral-direito João Lucas e do meia Rafael Gava, que estavam suspensos. Problema este que o atacante Alesson terá, por isso, está fora. Velho conhecido dos mineiros, Rodriguinho pode jogar.
"É um jogo muito difícil, mas estamos trabalhando firmes e concentrados. A gente precisa pontuar no campeonato e buscar os resultados positivos. Todos estão chateados com essa sequência que a gente vem tendo, que não é nem um pouco positiva, mas sabemos que precisamos melhorar e estamos tentando fazer isso no dia a dia", falou o atacante Jenison.
FICHA TÉCNICA
O quê: América x Cuiabá
Quando: sábado, 4 de junho de 2022, às 16h30 (de Brasília)
Motivo: 9ª rodada do Brasileirão Série A
Onde: Arena Independência, em Belo Horizonte-MG
Provável América: Jailson; Patric, Éder, Luan Patrick e Marlon; Lucas Kal (Zé Ricardo), Juninho e Alê (Índio Ramírez); Felipe Azevedo, Everaldo (Gustavinho) e Aloísio. Técnico: Vagner Mancini
Provável Cuiabá: Walter; João Lucas, Marllon, Alan Empereur e Uendel; Camilo (Rivas), Pepê e Valdivia; Felipe Marques, André Luís (Rodriguinho) e Jenison. Técnico: Luiz Fernando Iubel
Arbitragem: Raphael Claus (SP); Danilo Ricardo Simon Manis (SP) e Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ); VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP)
Transmissão: Premiere e rádio Super 91,7 FM