O início da Série B parecia promissor ao América, que ainda sonha com o acesso à elite do futebol nacional. Nas primeiras quatro partidas, foram três vitórias e nove pontos conquistados, desempenho que colocava o Coelho como um dos principais postulantes ao G4.
Mas a sequência da competição não foi da forma como a equipe mineira imaginava. Nos 15 jogos restantes do primeiro turno, o América venceu apenas três, mesmo número das quatro partidas iniciais. Com 21 pontos conquistados, o Coelho encerrou a primeira metade da Série B na 15ª colocação, com aproximadamente 37% de aproveitamento.
Ainda com o sonho de conseguir o acesso à Série A, o América precisa praticamente dobrar o aproveitamento no segundo turno. Como efeito comparativo, em 2024, o Ceará, que ficou na quarta colocação e subiu para a primeira divisão, alcançou 64 pontos.
Para igualar a pontuação do Ceará no ano passado e ter chances de voltar à primeira divisão, o Coelho teria que conquistar 43 pontos dos 57 que serão disputados no segundo turno. Para isso, o América precisaria de um aproveitamento de 75%, praticamente o dobro que teve na primeira metade da competição.
Acesso em 2020
Em 2020, ano do último acesso do América para a primeira divisão, o Coelho terminou o primeiro turno da Série B com 35 pontos em 57 possíveis, o que dá um aproveitamento de 61%, número bem acima dos 37%.
Sob o comando de Lisca, a equipe terminou na segunda colocação, com 73 pontos, mesma pontuação da Chapecoense, que se sagrou campeã por conta do saldo de gols.