Por recomendação da Fifa, a final da Supercopa do Brasil entre Atlético e Flamengo, neste domingo (20), na Arena Pantanal, em Cuiabá, contará com um belo reforço no árbitro assistente de vídeo, o VAR. A CBF confirmou que 27 câmeras serão utilizadas no jogo. Além das oito câmeras previstas em campo, a sala do VAR receberá imagens da transmissão da TV Globo e do canal Sportv.
O árbitro de vídeo da Supercopa do Brasil será Daniel Nobre Bins. O trio de arbitragem para a final são todos credenciados pela Fifa. O dono do apito será o gaúcho Anderson Daronco, que passou por um problema inusitado na última semana enquanto apitava uma partida da pré-Libetadores, entre Barcelona de Guayaquil e Montevideo City Torque.
Na final deste domingo (20), Daronco será auxiliado pelos bandeirinhas Danilo Ricardo Simon Manis e Bruno Raphael Pires. Além da TV Globo e do canal Sportv, a grande decisão da Supercopa do Brasil será também transmitida pelas ondas da rádio Super 91,7 FM.
Arbitragem polêmica
Escolhido para apitar a Supercopa do Brasil 2022, no ano passado, Daronco deixou o atacante Hulk irritado após a derrota do Atlético por 1 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro. Na ocasião, o camisa 7 do Galo reclamou muito da arbitragem do árbitro gaúcho e dos poucos minutos de acréscimo que ele deu no segundo tempo da partida.
“Desde que cheguei aqui, eu sempre olhei o Daronco como o melhor árbitro brasileiro. Mas o que ele fez hoje foi ridículo. Muita falta de respeito. Quando o Flamengo fez 1 a 0, e eu não estou justificando nossa derrota, poderíamos ter empatado, virado, ou tomado mais gols, não justifica. Mas eu falei para o Daronco, quando o Flamengo estava na frente, o Diego Alves foi ridículo, ele brincou, ele ‘cuspiu’ na cara de todo mundo, falta de respeito”, desabafou Hulk depois do jogo.
“Mas o problema do futebol brasileiro é que não tem respeito, para muito o jogo. Eu falei para o Daronco: ‘quer parar o jogo para atender, tá com razão, tem que parar mesmo, mas se parou 10 minutos, dá 10 minutos de acréscimo, se parou cinco minutos, dá cinco minutos', independentemente de qual time está ganhando”, esbravejou o artilheiro do Galo.
Daronco x Hulk
Fisicamente avantajados, a rusga entre Anderson Daronco e Hulk prontamente virou meme na internet desde o primeiro jogo em que Daronco apitou do Galo com Hulk em campo.
E a turma do Desempedidos, no YouTube, não perdeu a chance de cair na brincadeira e cutucou o árbitro gaúcho durante a participação dele em um quadro do canal. Daronco foi questionado sobre uma hipotética briga com Hulk, e ele garantiu que venceria a luta.
"Na mão eu dou um pau no Hulk, sim. Vou contar uma coisa sobre esse meme. Eu já sabia que isso ia acontecer. Logo que teve a transferência do Hulk para o futebol brasileiro, eu imaginei: Os caras vão inventar alguma graça assim que eu apitar o primeiro jogo do Atlético'. E, por acaso, foi um jogo de rede aberta. Eu até brinquei quando saiu a escala. Falei para os bandeirinhas: 'Pronto. Vão inventar moda", disse Daronco.
Relembre a participação de Daronco no quadro: