Nas oitavas de final da Libertadores 2022, Atlético e Elemec se enfrentarão pela primeira vez na história. Se depender do retrospecto contra times equatorianos, o Galo tem o que comemorar. Em seis jogos contra equipes do Equador, o Atlético venceu três, empatou uma vez e sofreu duas derrotas.
Fundado há 93 anos, na cidade de Guayaquil, o Emelec é considerado o segundo time mais popular e importante do Equador. Foi vencedor 14 vezes do Campeonato Equatoriano e tem como seu maior rival o Barcelona de Guayaquil, campeão nacional 16 vezes.
Olho neles: Sebastián Rodriguez e Mauro Quiroga
O Emelec é treinado desde 2019 pelo espanhol Ismael Rescalvo, ex-técnico do Independiente del Valle, e que gosta de armar o time com um esquema ofensivo, com três atacantes.
Atualmente, o Emelec ocupa a 6ª posição na tabela do Campeonato Equatoriano, com 22 pontos em 14 jogos, atrás do Independiente del Valle (3º lugar), que estava no grupo do Galo na Libertadores 2022 e acabou eliminado. O grande destaque do Emelec na Libertadores 2022 tem sido o meia uruguaio Sebastián Rodriguez. Em 6 jogos, ele marcou 5 gols.
Na frente, o Galo tem que tomar cuidado é com o atacante argentino Mauro Quiroga, de 32 anos e com 1,91 m de altura. Emprestado ao Emelec pelo Pachuca, do México, para ser o homem-gol do Emelec, em cinco partidas pela Libertadores ele já deixou sua marca duas vezes.
Emelec tem jogadores de seleção
Outro jogador-chave do time de Guayaquil é o goleiro Pedro Ortíz, constantemente convocado para seleção do país, classificada para a Copa do Mundo de 2022. Além do arqueiro, o meia João Rojas também faz parte do grupo de selecionáveis do Equador.
Após dois anos de ausência na competição continental, o Emelec terminou a fase de grupos com o segundo lugar do Grupo A, com 8 pontos, a mesma chave do líder Palmeiras, que ficou com 18 pontos. Na fase de grupos da Libertadores 2022, o time equatoriano obteve 2 vitórias, 2 empates e 2 derrotas, ambas para o Palmeiras, por 1 a 0, em São Paulo, e por 3 a 1, no Equador.
Na fase de grupos, o Emelec foi o sexto melhor time, logo abaixo do Galo, que foi o quinto geral. Em 6 jogos, o Emelec marcou 14 gols e sofreu 7. Na sexta rodada, na última terça-feira (24) goleou em casa, no estádio George Capwell, o Independiente Petrolero, da Bolívia, por 7 a 0.
Histórico do Emelec na Libertadores
O Emelec é o time equatoriano com maior número de participações em Libertadores: 29 no total, uma a mais que o arquirrival Barcelona de Guayaquil. Apesar da tradição no torneio, o melhor resultado do Emelec na Libertadores foi um terceiro lugar, em 1995.
Em 2019, o Flamengo eliminou o Emelec justamente nas oitavas de final da Libertadores. Nos dois jogos do mata-mata, o placar foi igual e a decisão foi nos pênaltis vencida pelo Rubro-Negro por 4 a 2.
A partida de ida, no Equador, ficou 2 a 0 para o Emelec. No Rio, o Flamengo devolveu o mesmo resultado. Treinado por Jorge Jesus, o Flamengo foi o campeão da Libertadores 2019 derrotando o River Plate por 2 a 1 na grande final, em Lima, no Peru.