Atlético e Botafogo vão escrever mais um capítulo de sua rivalidade quase centenária na tarde deste domingo (8), às 16h (de Brasília), no Estádio Nilton Santos, em jogo válido pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Sem vencer há três partidas, os alvinegros estão pressionados e vão se enfrentar pela terceira oportunidade neste ano. Nos dois confrontos anteriores, ambos pelas oitavas de final da Copa Sul-americana, melhor para o Galo, que venceu por 1 a 0 no Rio de Janeiro, 2 a 0 em Belo Horizonte e avançou na competição. Com um histórico ruim contra o Glorioso, o time de BH se vingou e enfim eliminou o adversário em um mata-mata pela primeira vez em 25 anos.

O resultado do primeiro jogo na história entre mineiros e cariocas, porém, foi bem diferente. Em 21 de outubro de 1923, o Botafogo bateu o Atlético por 4 a 2, em amistoso disputado no Estádio Barro Preto.

Além disso, se o Galo leva vantagem em 2019, no histórico geral, quem leva a melhor é o Botafogo. Em 106 jogos na história, o Fogão venceu 47, o Atlético 33 e 26 terminaram empatados. Os dois maiores artilheiros do confronto também são do Glorioso: Túlio Maravilha e Roberto Miranda, com oito gols cada.