O jogo entre Fluminense e Atlético, na próxima quarta-feira (8), terá um reencontro marcante, por diversos motivos, para a torcida do Galo: esta será a primeira vez que o time enfrentará o goleiro Fábio após a sua saída de seu grande rival, o Cruzeiro. O confronto está marcado para as 21h30 no Maracanã, pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Série A.
Em números oficiais, Fábio é o atleta que mais duelou contra o time alvinegro – ele jogou pelo Cruzeiro entre 2000 e 2021, mas se firmou somente no ano de 2005, após passagens pelo União Bandeirantes e Vasco da Gama, onde se destacou. Pelo rival, foram 976 partidas, sendo 65 contra o Galo, um recorde absoluto entre jogadores
O goleiro é marcante não só pelo tempo e quantidade de encontros, mas também pelos lances, como gols tomados (grande exemplo é o famoso "gol de costas", em 2007), polêmicas, provocações, defesas e alguns títulos (Campeonatos Mineiros dos dois lados e a histórica Copa do Brasil de 2014, a qual o Atlético se sagrou campeão pela primeira vez).
Desde 2005, o mato-grossense só não esteve em campo em nove oportunidades, entre elas o 6 a 1, em 2011, quando quem esteve no gol foi Rafael, hoje reserva de Everson no Galo. Fábio ganhou 28 jogos, perdeu 27, empatou 16 e viu os jogadores rivais balançarem as redes 82 vezes.
Hoje
Fábio, hoje com 41 anos, deixou Belo Horizonte nos primeiro dias deste anos depois de não entrar em um acordo com o sócio majoritário do clube, Ronaldo Nazário. Após especulações sobre o seu destino, ele acabou acertando com o tricolor carioca, onde normalmente é titular.
Com a camisa do Fluminense, o arqueiro já disputou 26 partidas e levou 21 gols. Os seus principais reservas são Marcos Felipe e Muriel Becker.