"Incita a violência"

Galo entra com representação no STJD contra fala de Gabigol

Atacante do Flamengo citou, em entrevista pós jogo, inferno para o jogo de volta da Copa do Brasil, no Maracanã

Por Débora Elisa
Publicado em 25 de junho de 2022 | 10:53
 
 
 
normal

O Galo pediu ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma punição a Gabigol, atacante do Flamengo, por fala pós-jogo em que, supostamente, incita a violência contra atleticanos.

Ao final do jogo de ida, que foi realizado no Mineirão na última quarta-feira (22), o rubro-negro declarou que atleticanos irão "conhecer o que é pressão e o que é inferno" quando forem jogar no Maracanã na partida de volta, marcada para o dia 13 de julho, às 21h30.

No entendimento da direção do clube mineiro, a fala de Gabigol incita a violência. Na quinta-feira (23) o procurador-geral do STJD, Ronaldo Botelho, informou ter dado três dias de prazo para que Gabigol se manifeste sobre o caso, porém, ainda não há qualquer decisão sobre uma possível punição.

Dois possíveis artigos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva podem ser utilizados para enquadrar Gabigol por sua fala. O primeiro é o artigo 243-D, que cita "Incitar publicamente o ódio ou a violência", a pena pode abranger multa e suspensão de 360 a 720 dias. O segundo deles é o artigo 258, que cita "Assumir conduta contrária à disciplina ou à ética desportiva" e pode ter pena de suspensão de uma a seis partidas.

Histórico de rixas

O clássico entre Galo e Flamengo já é um jogo cercado por tensões entre as torcidas. Ao longo da semana, as redes sociais registraram inúmeros casos de ameaça a torcedores atleticanos por parte dos flamenguistas.

"Calibre .40 tem! Tem que deixar o chão sujo de sangue de atleticano"; "Recepção para torcedor do Atlético no RJ é paulada e maluco no chão"; "É papo de deixar qualquer atleticano aleijado e agonizando no chão"; "Se matar uns seis, está bom"; "Se foram 10 mil torcedores, tem que voltar 9.999", são algumas das mensagens que circularam nas redes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!