A possível venda de Rubens para o futebol russo pode fazer com que o Atlético coloque, também, um lateral-esquerdo na sua lista de jogadores a serem contratados nesta janela de transferências. O clube já procura ativamente por um primeiro volante, e a venda do cria da base pode aumentar ainda mais as lacunas no elenco.

Isso porque Rubens, além de fazer diversas funções no meio-campo, atua também na lateral-esquerda, sua principal posição desde que subiu ao futebol profissional do Atlético. Sem o jogador, Cuca perde seu atleta mais polivalente no elenco. 

Antes da pausa no futebol brasileiro para a disputa do Mundial de Clubes da Fifa e com Arana machucado, Rubens vinha atuando como lateral-esquerdo. Isso porque Caio, que foi contratado para ser o reserva direto de Guilherme Arana, não rendeu o esperado e perdeu espaço na equipe. A comissão técnica via o jogador como um reserva para o lado de campo no ataque, não na defesa.

Dessa forma, com a saída de Rubens, o Atlético perde um volante ou meia-esquerda titular, além do lateral-esquerdo reserva. Ou seja, o time, que já admitiu que precisa e busca por um primeiro volante, vai precisar ir ao mercado para uma nova aquisição em todas as posições para substituir o cria do Galo, que vale por três.

O negócio com o clube russo deve girar na casa de 12 milhões de euros (R$ 78.3 milhões), valor que poderia bastar para fazer duas contratações, por exemplo. No entanto, o Galo detém cerca de 80% dos direitos econômicos do jogador. Isso significa que o clube não ficará com o valor integral da negociação.

Além disso, o Galo deve usar parte do dinheiro para quitar os salários atrasados do mês de julho, prioridade do clube atualmente. Ou seja, terá ainda menos para gastar.

Atlético no mercado

Apesar de ainda não ter contratado nenhum jogador, o Atlético segue ativamente buscando por reforços para o elenco. A principal posição desejada é a de primeiro volante. Juan Camilo Portilla, de 26 anos, do Talleres, da Argentina, foi sondado, mas as negociações não avançaram.

O Atlético busca por um volante com mais intensidade e força física dos que possui disponível no seu elenco atualmente. Além das características físicas, Bracks disse que o jogador precisa ter mais “pegada” na marcação, buscando, em campo, o jogador que está com a bola. 

Na posição, o técnico Cuca conta com Fausto Vera, Rubens, Alan Franco, Gabriel Menino e Patrick. Segundo a análise feita pelo departamento de futebol com a comissão técnica, nenhum dos jogadores preenche esse requisito da maneira que o clube gostaria. O jogador chegaria para ser titular do clube. Fausto Vera e Rubens estão com seus futuros no Galo indefinidos.