Ficar firme

Galo precisa organizar grupo para encarar sequência pesada de jogos

Com as fases finais do Mineiro, de grupos da Libertadores e início do Brasileirão e Copa do Brasil, Galo tem que criar constância para evitar vacilos nas competições

Por Giovanna Pires
Publicado em 23 de abril de 2021 | 07:00
 
 
 
normal

O calendário da temporada de 2021 é apertado, principalmente para o Atlético, que está em quatro competições. Além do Campeonato Mineiro e da Copa Libertadores já iniciados, o Galo entra no Brasileirão e na Copa do Brasil nos próximos meses. O desempenho fraco da equipe nas últimas partidas desanima os torcedores, que estavam empolgados e confiantes com a briga por títulos em 2021. 

Se avançar até a final do Estadual, da Libertadores e da Copa do Brasil, o Galo vai entrar em campo 76 vezes nesta temporada. Depois de empatar em 1 a 1 com o La Guaira, pela Libertadores, o Galo enfrenta o Athletic neste sábado (24), em jogo válido pela última rodada da primeira fase do Mineiro. Já classificado para semifinal e garantido na primeira colocação, o Galo entra em campo com time alternativo, visando a partida do torneio continental na terça (27), contra o América de Cali. 

Com muitas peças no elenco, o técnico Cuca pode alternar as equipes nas competições para evitar desgastes e dar oportunidades aos jogadores que não são tão utilizados.  “Eles vão ter tempo para jogar, vai ter jogador selecionável, jogador suspenso, lesionado, jogador em momento ruim. Vamos usar todos. Esse ano acaba em 5 de dezembro. Vamos jogar uma partida a cada três dias e meio. Vamos usar o elenco cada vez de uma forma. Sempre vamos rodar o pessoal para não correr o risco de lesão”, disse Cuca.

Após a segunda rodada da Libertadores, o Atlético tem confronto decisivo pelo Mineiro. No fim de semana seguinte tem o primeiro jogo da final do Estadual com o adversário ainda a ser definido. Na sequência, mais um duelo da Liberta, dessa vez contra o Cerro Porteño. Depois, o último jogo da semi. Se classificar, além de enfrentar o La Guaira, em casa, pelo torneio continental, no dia 13 de maio, o Galo disputa a final do Mineiro nos dias 16 e 23, com a 5ª rodada da Libertadores no dia 19. 

A sequência de jogos “quarta-domingo” pode, por outro lado, fazer o Galo entrar no ritmo de Cuca. O treinador, que está no Galo desde março, só comandou a equipe em sete confrontos e ainda não conseguiu engrenar. O time, que estava invicto na temporada, na fase inicial do Mineiro, perdeu o primeiro jogo na segunda partida do treinador pelo Atlético. 

Com o fim do Mineiro, inicia a disputa pelo título do Brasileirão. A equipe alvinegra estreia no dia 30 de maio contra o Fortaleza, mas, antes, tem a última rodada da fase de grupos da Libertadores. A terceira fase da Copa do Brasil, que será em jogos de ida e volta, com adversário a ser definido nesta sexta (23), está marcada para ocorrer nas duas primeiras semanas de junho e, as oitavas de final da Liberta, entre os dias 14 e 21 de julho. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!