O relacionamento do técnico venezuelano Rafael Dudamel com o Atlético não durou nem dois meses. O treinador chegou ao Galo no dia 6 de janeiro de 2020, com uma grande festa da torcida atleticana no aeroporto e com contrato até o fim de 2021, mas terminou sendo a demissão mais rápida no clube em 16 anos, com duas eliminações precoces na conta. 

O treinador foi muito festejado quando chegou em Belo Horizonte.

 

Foram apenas 38 dias no comando técnico atleticano. Dudamel esteve na beira do gramado por 10 jogos. O número coloca o treinador como o que comandou o Galo por menos tempo nos últimos 16 anos. O último técnico que ficou menos tempo foi Mário Sérgio. Ele chegou ao Galo no Brasileiro de 2004 e ficou por apenas nove partidas. Mário Sérgio morreu, aos 66 anos, na tragédia do voo da Chapecoense, em 2016.

Pelo o Atlético, o treinador teve quatro vitórias, quatro empates e duas derrotas (53,3% de aproveitamento), além de duas eliminações, para o Unión-ARG (primeira fase da Sul-Americana) e Afogados-PE (segunda fase da Copa do Brasil).

Dudamel foi demitido do Atlético logo após a eliminação da equipe na segunda fase da Copa do Brasil, quando perdeu, nos pênaltis, para o Afogados-PE. Desde novembro de 2020, o treinador está no comando da Universidad de Chile e tem contrato assinado até o fim de 2021.