A permanência de Hulk no Atlético, pelo menos até o final de 2024, tranquiliza a torcida quanto à manutenção do jogador mais decisivo do futebol brasileiro em 2021. Mas, além disso, mostra o espírito vencedor que foi encarnado pelo Galo e que promete ser mantido nos próximos anos.

A contratação de Hulk pelo Atlético, em março do ano passado, se tornou algo além das quatro linhas. E não pela visibilidade proporcionada por se tratar de um jogador internacional. Mas pela importância que o camisa sete possui dentro do clube, e que reflete na idolatria justificada após o mágico ano de 2021.

São 74 jogos com a camisa alvinegra, foram 53 participações em gols, sendo 42 gols e onze assistências. Em 2022, o artilheiro tem média de um gol por partida. Quatro títulos conquistados em um ano de clube.

Falar sobre a eficiência de Hulk em campo é chover no molhado. Mas analisar o reflexo da presença do jogador no elenco alvinegro é que se tem a dimensão exata do quão é assertiva a decisão da ampliação do vínculo do jogador com o clube.

Nas eras digitais, é comum que os vídeos de preleção e de momentos que antecedem os jogos, ainda nos vestiários, sejam divulgados a cada partida vitóriosa do clube. E nesses vídeos, Hulk demonstrou exatamente o que é para os jogadores.

Um misto de humildade, determinação, ambição e suporte para todos os que o cercam. Hulk extrapola a condição de jogador decisivo e demonstra com palavras e gestos os motivos para ser ídolo, não só da torcida, mas de colegas e funcionários do clube.

Nas viagens para os jogos fora de Belo Horizonte, a principal estrela do grupo atleticano não se cansa de parar para tirar fotos, dar autógrafos. Para para ouvir e falar rapidamente com todos.

Até nas torcidas rivais, Hulk tem seus admiradores. Na decisão da Supercopa, em Cuiabá, o jogador fez questão em tirar fotos com flamenguistas, mesmo tendo superado o time rubro-negro.

Aos 35 anos, Hulk terá 38 anos ao final de seu vínculo com o Atlético. O que pode gerar algum tipo de desconfiança em relação ao desempenho. Mas o jogador já mostrou ser perfeccionista quanto aos cuidados físicos fora de campo.

E a ambição demonstrada desde que chegou, faz com que obrigue ao clube ter um time competitivo para auxiliá-lo na busca de conquistas. Hulk é como a parte final da engrenagem. Precisa do suporte oferecido pelo time em campo para poder render e finalizar as jogadas. Em que pese tirar da cartola um truque em alguma jogada despretensiosa.

A renovação de contrato com o camisa sete representa a manutenção do melhor jogador brasileiro de 2021 no Atlético, mas obriga o clube a manter toda a base para que o artilheiro siga executando sua função da melhor maneira.

A renovação entre Hulk e Atlético é a manutenção do casamento entre a obsessão em vencer com a mudança de patamar. Casamento este que terá casa nova a partir do ano que vem, para dar mais um novo cenário à uma história bem sucedida.