Giovanna Pires
@giovannapiresm
14/01/21
07h00

No tribunal

Sampaoli será julgado novamente por suposta interferência quando estava suspenso

Treinador do Galo foi absolvido no primeiro julgamento, mas Procuradoria entrou com recurso; julgamento é às 11h desta quinta-feira

Giovanna Pires | @giovannapiresm
14/01/21 - 07h00

O técnico do Atlético, Jorge Sampaoli, será julgado nesta quinta-feira (14), às 11h, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O julgamento é por conta de um recurso depois do julgamento em dezembro de 2020, que inocentou o treinador, em relação ao suposto uso do celular em um dos camarotes do Mineirão na goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O treinador pode pegar de um a seis jogos de suspensão.

Em dezembro, o técnico foi absolvido por maioria dos votos, mas a Procuradoria entrou com recurso. Segundo a Procuradoria, autora da denúncia, Sampaoli deu instruções através do celular para Diogo Alves, membro de sua comissão técnica, e também orientou, do camarote do estádio, por gritos e gestos, os jogadores. 

No atual formato da competição, por conta da pandemia, não é permitida a presença de torcedores nos estádios, sendo controlada a entrada de atletas, técnico, membros da comissão técnica e delegação limitada ao número máximo de 50 pessoas. Com a suspensão de Sampaoli, ele não poderia exercer suas atividades e, portanto, sua presença em qualquer área é proibida conforme previsto no artigo 47, parágrafo 5º do RGC 2020.

“Tal fato é grave porque quebra a paridade técnica ao permitir que o treinador influencie no resultado do jogo passando instruções quando deveria estar afastado do desempenho de suas funções. É uma interferência indevida e ilegal, ferindo de morte a paridade de armas e tornando inócuo todo o ordenamento de sanções disciplinares”, destacou a denúncia da Procuradoria.

Por isso, a Procuradoria denunciou o Atlético por deixar de cumprir ou dificultar o cumprimento do Regulamento Geral da Competição de 2020. O clube pode receber a punição de multa que pode variar entre R$ 100 e R$ 100 mil, enquanto Sampaoli e o integrante da comissão técnica podem ganhar suspensão de uma a seis partidas.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000