Na noite da última quinta-feira (15) foram definidos os últimos times classificados à terceira fase da Copa do Brasil: 4 de Julho, que eliminou nos pênaltis o Cuiabá, recém-promovido à Série A, Avaí e Atlético-GO. Com isso, os dois potes para o sorteio da disputas que acontecerão na próxima etapa da competição foram também estabelecidos pela CBF, seguindo os critérios do ranking da entidade. A terceira fase da Copa do Brasil contará com a presença dos clubes que estão na Libertadores da América.
Maior campeão da Copa do Brasil, com seis títulos, o Cruzeiro está no Pote 1 e pode cruzar com os seguintes rivais na terceira fase, todos eles incluídos no Pote 2:
4 de Julho, do Piauí
ABC-RN
Atlético-GO
Avaí
Boavista-RJ
Brasiliense
Cianorte
Coritiba
CRB
Criciúma
Fortaleza
Juazeirense
Red Bull Bragantino
Remo
Vila Nova
Vitória
Na terceira fase do ano passado, o Cruzeiro acabou eliminado pelo CRB, de Alagoas. Avançar na terceira fase deste ano significará aos cofres celestes mais R$ 2,7 milhões.
Os confrontos da próxima etapa da Copa do Brasil serão definidos em sorteio, ainda a ser marcado, com duelos de ida e volta. Os mandos de campo também serão sorteados pela CBF. Quanto ao regulamento, é importante salientar que a Copa do Brasil não possui critério do gol qualificado fora de casa.
Ao lado do Cruzeiro no Pote 1 estão: Athletico Paranaense, Atlético, América, Bahia, Ceará, Chapecoense, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.