Viabilizando formas de receita para solucionar as pendências do clube, o Cruzeiro conta também com a mobilização de seu torcedor para poder angariar recursos. Além dos parceiros e dos canais já criados, como o sócio diamante, que já conta com cruzeirenses contribuindo mensalmente com mil reais para o clube, o time inicia nesta sexta-feira a 'Operação Fifa' buscando atrair a atenção de seus torcedores por meio das lives já produzidas pelo presidente, e que agora terão o acréscimo da exibição de um treino direto da Toca da Raposa II, com direito a entrevista do técnico Enderson Moreira e jogadores.
A produção de conteúdo própria é um dos grandes objetivos que Sérgio Rodrigues vem buscando desde sua chegada ao clube, dinamizando a comunicação do Cruzeiro e também buscando novos produtos para monetizar esse engajamento ainda não totalmente explorado. Nesse sentido, o YouTube poderá ser uma grande ferramenta para o clube, que almeja abrir ao torcedor durante a agitada manhã desta sexta-feira a possibilidade de fazer doações por meio de um QR Code que direciona os torcedores para as formas de contribuição. É o que pontua representantes do clube que estiveram em contato com o Super.FC nessa quinta-feira.
A garantia é que todos os investimentos serão revertidos para auxiliar o clube no pagamento de dívidas, com as cifras devidamente auditadas e a prestação de contas sendo exibida aos torcedores. A maneira também evita que o YouTube obtenha um faturamento de 30% em cima das doações praticadas no SuperChat. Outras possibilidades serão apresentadas ao torcedor, que já tinha manifestada a intenção de ajudar o clube no momento mais debilitado de sua história.
De imediato, em relação à Fifa, o Cruzeiro possui duas ordens de pagamento. e terá que quitar R$ 14 milhões até agosto. Elas são relativas à compra do atacante Rafael Sobis (Tigres, do México) e o empréstimo de Pedro Rocha junto ao Spartak, da Rússia. A primeira delas está próxima da obrigação de pagamento. O Cruzeiro terá que desembolsar US$ 2,26 milhões, cerca de R$ 12 milhões, até o dia 15 de julho, caso contrário ficará impedido de registrar atletas. Além do auxílio da torcida, parceiros e outros recursos, o clube estuda a possibilidade de empréstimo ou então a venda parcial ou total de direitos de jogadores para poder quitar essa urgência financeira.
Atualmente, o Cruzeiro possui 280 mil inscritos em seu canal oficial no YouTube. Essa será a sexta live do presidente Sérgio Santos Rodrigues, que juntas somam 368 mil visualizações, sendo que a mais vista foi a quarta. Em sua última live, ele já garantiu que vai continuar executando a medida de aproximação junto ao torcedor semanalmente, mesmo que esteja 'incomodando' outros clubes e pessoas. Com a chamada superlive desta sexta-feira, programada para começar às 9h, o dirigente espera atingir a maior quantidade possível de pessoas e solidificar sua estratégia junto ao torcedor.