A mascote Salomé, a mais nova integrante do Cruzeiro, participou de uma ação solidária que vem mobilizando a capital mineira. Odilon Tavares, de 58 anos, viu o acervo do sebo que conservava a céu aberto ser queimado em um incêndio criminoso, no útlimo fim de semana. Desde então, ele vem recebendo o auxílio de várias pessoas para recuperar o material que possuía e ficava exposto na rua Grão Mogol com avenida do Contorno, no bairro Carmo, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele já recebeu mais de 4 mil livros, número maior do que o acervo original. 

O Cruzeiro também decidiu ajudar o ex-catador, que é um reconhecido torcedor do clube. A mascote Salomé´foi a escolhida para levar a doação, em nome do clube, de vários exemplares de livros. A ação foi registrada em vídeo pelo time estrelado, 

"Eu estou recebendo as doações, mas eu estou guardando no momento. Porque o momento não é de trabalhar. Estou recebendo e guardando. Pretendo levar e trazer os livros de casa todo o dia para eviitar que aconteça de novo o que aconteceu", disse Odilon.