O Cruzeiro, em parceria com o Instituto Palestra Itália, lançou o projeto 'Guardiãs e Guardiões Celestes'. que tem como objetivo conhecer acervos particulares de torcedores, pesquisadores, colecionadores, famílias, instituições e qualquer pessoa, que, de alguma forma, manteve e preservou objetos relacionados à história do clube. 

O Cruzeiro não vai adquirir os acervos, mas, sim, fazer uma pesquisa do material colhido, a fim de digitalizar todo o conteúdo. Essa busca, em um primeiro momento, se dará no período de tempo estabelecido entre os anos de 1921 a 1976, um recorte de 55 anos.

Qualquer pessoa pode participar. Para tanto, será necessário enviar um e-mail para o endereço memoria@cruzeiro.com.br, expondo qual o material possui, seja ele fotografias, filmes, vídeos, camisas, taças, documentos, objetos etc.

No e-mail, o torcedor deverá explicar o que significa a peça, além de acrescentar imagens, pequenos vídeos e também áudios.e atestar a autenticidade da peça. 

Em um segundo momento, o clube entrará  em contato com esses guardiães celestes para digitalizar o arquivo, com os torcedores podendo ser incluídos nas mais variadas ações que estão sendo programadas para o centenário celeste, no dia 2 de janeiro de 1921.