Após a vitória por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, no Mineirão, Pezzolano, técnico do Cruzeiro, afirmou que Edu e Rafa Silva, autores dos gols sobre a equipe maranhense, podem sim ser escalados juntos no ataque desde o início dos jogos. Mas como essa possível mudança pode alterar o sistema tático da equipe? O Super.FC te ajuda a entender. 

Edu é artilheiro absoluto do Cruzeiro, com 14 gols em 18 jogos, o que significa 30% dos 45 gols marcados pela Raposa na temporada. 

'Iluminado', Edu é o artilheiro da Copa do Brasil, com quatro gols, e vice-artilheiro da Série B com três, atrás apenas de Diego Souza, do Grêmio, que já balançou as redes quatro vezes. 

Seu posicionamento no time é o mesmo: joga centralizado, como o finalizador das jogadas. Como sua principal característica, briga o tempo todo, combate, não dá as jogadas por perdidas nunca. 

Já Rafa Silva participou de três partidas até aqui, sendo decisivo primeiro  como ‘garçom’. Diante do Remo, pela Copa do Brasil, entrou aos 28 minutos do segundo tempo e deu assistência para o gol de Edu.

No duelo seguinte, contra o Náutico, em Recife, foi titular, mas acabou substituído por Luvannor aos 27 minutos da etapa final. Já diante do Sampaio Corrêa, entrou logo na volta do intervalo e se transformou no 'nome do jogo': fez um gol dois minutos depois e ainda deu a assistência para mais um gol de Edu.

Nas três partidas em que participou, Rafa Silva não ficou 'fixo' na área. Procurou se movimentar muito também pelos lados de campo, em especial pela direita. 

Mesmo que Rafa Silva tenha tentado não "centralizar" demais, suas características são diferentes em relação ao atacantes que Pezzolano costuma escalar.

Em praticamente todos os jogos da equipe, o treinador uruguaio opta pela escalação de dois extremos de velocidade, cada um por um dos lados de campo. Com estes homens e a chegada dos alas, o time tem conseguido criar muitas jogadas ofensivas.

Se for mesmo promover a entrada de Rafa Silva, Pezzolano teria que 'sacrificar' um de seus extremos. Com isso, o time precisará contar com a presença maior de um dos seus meio-campistas para a armação das jogadas.

No momento, dos jogadores que vem sendo titulares, Fernando Canesin é o que tem mais características adequadas para fazer essa função.

A definição está nas mãos de Pezzolano. Seja qual for a escalação que ele mandar a campo, o certo é que a torcida estará apoiando o time.