Thiago Fernandes e Thiago Nogueira
@otempo
29/07/21
16h59

Ação no STJD

Cruzeiro pede ao STJD para cumprir pena de perda de mandos já contra o Londrina

Clube se baseia em portaria da Prefeitura de Belo Horizonte para fazer solicitação sobre a presença de públicos em jogos nacionais

Mineirão é local em que o Cruzeiro recebe seus jogos nesta temporada — Foto: Cristiane Mattos
Thiago Fernandes e Thiago Nogueira | @otempo
29/07/21 - 16h59

O Cruzeiro entrou, nesta quinta-feira (29), com um pedido liminar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para que o clube comece a cumprir, imediatamente, as cinco partidas de punição sofridas em decorrência dos incidentes na reta final do Campeonato Brasileiro de 2019, quando o time foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro.

O clube se baseia no decreto municipal 0332/2021, publicado nesta quinta - que faz a liberação gradativa para o retorno do público aos estádios de futebol em Belo Horizonte, que autoriza a presença de 30% da capacidade - para dar início ao cumprimento da pena a partir do jogo desta sexta-feira, contra o Londrina, no Mineirão, pela 15ª rodada da Série B.

No documento, o clube alega que, além da prefeitura de Belo Horizonte, a Federação Mineira de Futebol (FMF) já fez protocolo específico para que os jogos sejam disputados com a presença de público.

O clube alega que o Plenário decidiu, no início da pandemia, ainda em 2020, que "União, estados, Distrito Federal e municípios têm competência concorrente na área da saúde pública para realizar ações de mitigação dos impactos da covid-19".

Desta forma, a intenção da diretoria é que, a partir da partida contra o Londrinha, marcada para esta sexta-feira (30), a equipe já cumpra a punição de jogos sem público. O departamento jurídico encerra o documento pedindo que, "ao final da execução integral da pena, seja liberada a presença de 30% da capacidade instalada do público nos estádios dentro do Município de Belo Horizonte para os jogos que tenha o Cruzeiro Esporte Clube como mandante, na forma autorizada pela PORTARIA SMSA/SUS-BH Nº 0332/2021 e protocolo elaborado pela Prefeitura".

---

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo mineiro, profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar.

Siga O TEMPO no Facebook, no Twitter e no Instagram. Ajude a aumentar a nossa comunidade.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000