Da Redação
@otempo
03/12/20
17h03

Números

Cruzeiro reduz chance de queda, mas precisa vencer 11 de 13 jogos para subir

Confira o que a matemática indica para a Raposa na Série B do Campeonato Brasileiro

Cruzeiro, de Felipão, precisa de um milagre para subir para a Série A do Brasileiro — Foto: Bruno Haddad / Cruzeiro
Da Redação | @otempo
03/12/20 - 17h03

A importante vitória do Cruzeiro por 2 a 1 sobre o América, nesta quarta-feira (2), no Independência, pela 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, levou o time comandado por Luiz Felipe Scolari aos 31 pontos, abrindo sete de distância para a zona de rebaixamento. O triunfo melhorou ainda mais a situação da Raposa na luta contra a queda para a Série C. No entanto, o sonho de voltar para a elite do futebol nacional segue extremamente difícil de se tornar realidade.

Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Cruzeiro reduziu suas chances de rebaixamento para apenas 4,4%. Por outro lado, a probabilidade de acesso é de apenas 4% e o time de Felipão precisaria protagonizar um milagre para conseguir o retorno à Série A do Brasileiro.

De acordo com a UFMG, o time que alcançar a marca de 63 pontos na Série B tem 99% de chances de subir. O matemático Moacir Martínez trabalha com a mesma pontuação para o acesso. Para alcançar esse número, a tarefa do Cruzeiro não é nada fácil. A equipe estrelada precisaria fazer 32 pontos, ou seja, vencer 10 e empatar dois dos 13 jogos restantes. Ou vencer 11 das 13 partidas que faltam.

"A projeção hoje indica que um time precisaria de 63 pontos para subir. Com isso, o Cruzeiro precisaria vencer 10 jogos e empatar outros dois ou vencer 11 jogos dos 13 restantes para subir. É 82% de aproveitamento, é mais do que ganhar quatro jogos a cada cinco, não é nada fácil, a situação continua muito difícil. E também depende dos outros times", comenta Martínez ao Super.FC.

Não à toa, o Cruzeiro terá um sequência de finais nas 13 rodadas restantes para tentar alcançar o sonho do acesso à elite do futebol brasileiro. A primeira delas será neste sábado (5), às 21h (de Brasília), contra o Brasil de Pelotas, no Mineirão.

Escreva um comentário
Comentar

Ver todos
Fechar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000