O Cruzeiro começa neste sábado (8), contra o Botafogo-SP, no Mineirão, sua caminhada na tentativa de retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. Esta será a primeira vez da Raposa na Segundona, a 200ª participação de um time na divisão de acesso, de acordo com levantamento do Super.FC.

Quatro vezes campeão nacional (1966, 2003, 2013 e 2014), o time celeste também será a 14ª equipe campeã da Série A a disputar a Série B. Guarani, Sport, Coritiba, Bahia, Athletico-PR, Palmeiras, Vasco, Grêmio, Corinthians, Botafogo, Fluminense, Atlético e Internacional também caíram depois de terem sidos campeões do principal campeonato do país

Com o rebaixamento do Cruzeiro, apenas três grandes clubes podem se orgulhar de dizer que nunca disputaram a Segunda Divisão: Santos, São Paulo e Flamengo. Desses, no entanto, apenas o rubro-negro participou de todas as edições (considerando desde 1971). Em 1979, Santos, São Paulo, Corinthians e Portuguesa se recusaram a disputar o Brasileiro, por discordarem do regulamento e preferirem o Campeonato Paulista.

Histórico dos mineiros

Minas Gerais já teve 14 clubes diferentes participando da Série B (entre 1971 e 2019). O Cruzeiro será o 15º da lista. O América é o recordista de presenças entre os mineiros, com 26 participações, incluindo 2020. A nível nacional, só CRB e Ceará jogaram a Segunda Divisão mais vezes (30).

Entre os times de Minas que já disputaram o torneio estão clubes que inativos, com o Esportivo, de Passos, o Rio Branco, de Andradas, e o Valeriodoce, de Itabira. Além do América, campeão da Série B em 1997 e 2017, Atlético (2006), Uberlândia (1984) e Villa Nova (1971) já conquistaram a competição.

Times mineiros que já disputaram a Série B: América, Atlético, Boa Esporte, Caldense, Cruzeiro, Democrata-SL, Democrata-GV, Esportivo de Passos, Ipatinga, Rio Branco, Tupi, Uberaba, Uberlândia, Valeriodoce e Villa Nova.