Felippe Drummond Neto
@SuperNoticiaFM
24/02/19
18h20

E se futebol fosse MMA

Jogo entre URT e Cruzeiro vale o 'Cinturão do Futebol Brasileiro'; entenda

Quem vencer o confronto válido pela oitava rodada do Campeonato Mineiro, conquistará o título imaginário que é 'disputado' desde 1902

Jogo válido pela 8ª rodada do Campeonato Mineiro, vale o cinturão imaginário do Futebol Brasileiro — Foto: Reprodução/Arte
Felippe Drummond Neto | @SuperNoticiaFM
24/02/19 - 18h20

Apesar de ser uma simples partida da fase de classificação do Campeonato Mineiro, o URT e Cruzeiro colocará em disputa o cinturão do futebol brasileiro. Não entendeu? Não tem problema, o Super FC explica para você.

Idealizado pelo historiador paulista Michel Serra, o site 'Cinturão do Futebol Brasileiro' criou uma fórmula imaginária e trabalhou com a referência do Boxe ou MMA de como acontecem as disputas de cinturão. Ou seja, e se o esporte mais popular do Brasil fosse disputado igual as artes marciais.

Pois bem, Michel fez um levantamento histórico desde a primeira partida oficial disputada em solo tupiniquim: no dia 3 de maio de 1902, no campo do Parque Antárctica, a Associação Atlética Mackenzie College venceu o Sport Club Germânia por 2 a 1.

Diante desse resultado, o historiador colocou que como prêmio pela vitória, o Mackenzie conquistou o cinturão imaginário do futebol brasileiro. A partir daí, o time paulista começou a fazer defesas do 'título', até ele ser tomado pelo Paulistano, que no dia 4 de outubro de 1902 venceu o Mackenzie, por 3 a 0.

Avançando no tempo, Michel fez um levantamento completo, seguindo toda a linha temporal de cada vencedor desse cinturão imaginário e coincidentemente a próxima partida que coloca o título em disputa é exatamente URT e Cruzeiro, que se enfrentam às 19h, deste domingo (24), no Zama Maciel.

Mas quem pensa que o atual detentor do cinturão é o Cruzeiro que se engana. É a URT que é dona do título, o time de Patos de Minas tomou posse dele ao derrotar o Coritiba, por 3 a 2, pela Copa do Brasil.

Outra curiosidade, é que pelos levantamentos de Michel Serra, o Cruzeiro, que pode recuperar o título imaginário neste domingo, é o dono da maior sequência com posse da 'honraria imaginária', entre 2002 e 2003, o time celeste ficou 34 jogos com o cinturão.

Escreva um comentário
Comentar
Log View
Vem ser Premium!
Seja Premium
Salve matérias
Você poderá salvar as matérias para ler quando e onde quiser.
Matérias Premium
Veja as matérias exclusiva para usuários premium.
Notificações
Receba notificações de novas matérias do seu time do coração.
Av. Babita Camargos, 1645 - Contagem Minas Gerais - CEP: 32210-180
+55 (31) 2101-3000