Ex-zagueiro do Cruzeiro e hoje no Fluminense, Manoel entrou na Justiça contra a Raposa. Ele pleiteia o valor integral de R$4.360.465,66 pelo descumprimento do acordo firmado com o time estrelado ainda em 2021. Para viabilizar o pagamento de processos trabalhistas - já são mais de 300 -, a Raposa possui um plano de credores, que foi apresentado à Justiça do Trabalho. 

É importante salientar que, conforme a legislação, a SAF tem um prazo de até seis anos para pagamento dos credores. O prazo pode ser ampliado para mais quatro anos, caso comprove a adimplência do pagamento de 60% do seu passivo incluído no plano. Essa é uma das grandes missões de Ronaldo na SAF, bem como da associação Cruzeiro. A dívida do clube ultrapassava R$ 1 bilhão antes da compra de 90% das ações da SAF cruzeirense por Ronaldo Fenômeno. 

A ação movida por Manoel se dá porque nenhuma das parcelas prometidas ao atleta foram pagas entre dezembro do ano passado e abril deste ano. Os pagamentos vencem todo dia 20. Porém, como elas não foram quiitadas no tempo previsto, Manoel solicitou que elas fossem adiantadas. com multa de 5% incidindo sobre o valor. 

Manoel deixou o Cruzeiro em 2020, quando optou por rescindir com o clube estrelado. Ele chegou ao Cruzeiro em 2014, fazendo parte da campanha vitoriosa da conquista do Brasileirão. Na Série B de 2020, ele foi um dos principais nomes do clube, marcando seis gols e sendo um dos líderes do time.